CÂNDIDA LIMA É DESTAQUE NA CORRIDA LONGÃO 25 KM DO POVOADO DO CAPIM

Durante muito tempo, a mulher foi proibida de correr longas distâncias por causa de um velho conhecido: o machismo. Os homens acreditavam que o corpo feminino não tinha força e resistência para participar de uma competição de corrida. No Brasil, até 1975, por exemplo, as mulheres não tinham o direito de participar da São Silvestre, prova mais tradicional do País, realizada desde 1925.

Esse cenário começou a mudar em 1976, quando Eleonora Mendonça, a primeira mulher brasileira a correr uma maratona olímpica, nos Jogos de Los Angeles (1984), veio a São Paulo para correr a São Silvestre (que já aceitava a participação de corredoras) e notou que era a única prova de rua aberta a todos. Hoje, Eleonora é o principal símbolo das mulheres no esporte e foi pioneira na organização das primeiras corridas de rua para todos, oferecendo oportunidade de participação independentemente de filiação, tempo ou performance.

Na região do norte da Bahia e Vale do São Francisco, a corrida de rua tem transformado a vida de muita gente, e foi através dela que a engenheira agrônoma do município de Pilão Arcado, professora doutora Cândida Lima, enxergou as possibilidades de vencer os seus próprios limites. 

Foram dois meses intensos, muito treino, disciplina, vontade e acima de tudo, muito incentivo. "Dividir a rotina do trabalho, com os treinos de corrida, fortalecimento, uma boa alimentação e 10 finais de semana acordando às 4hs da manhã para fazer os longões, não foi nada fácil, mas, foi possível e leve, porque por trás de tudo isso, havia uma equipe", diz Cândida ressaltando que com o incentivo dos tios Manoel Dionísio, Francisca e Cláudio, do irmão Lúcio e da atleta profissional Simone Daiane, que o encorajamento veio para realizar os 25km da São Capim.

O evento foi a 7⁶ edição do Longão São Capim, uma corrida de 25km com largada na nova rotatória da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio e chegada no povoado do Capim. "Foi Muita garra, muito suor, muita dor e muita perseverança até o fim", revela Cândida.

O evento teve participação de atletas com experiência nacional e internacional, exemplo maratonas como Boston, Chicago, Chile, Argentina, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e tantas outras.

Segundo Cândida Lima, a orientação do professor Marciano Barros, treinador de corrida, foi fundamental e necessária para a realização dessa prova. "Foi através do profissionalismo do professor que eu pude enxergar que era possível ir além". O professor Marciano, que também é treinador da APA - Petrolina-PE. 

"Marciano tem um poder. Ele nos permite enxergar que somos capazes, ele é um treinador indizível!", avalia Cândida.

Para realizar o longão de 25km, foram cerca de 3 planilhas cada uma com uma média de 10 a 15 treinos, incluindo tiros, fartleke e longões. 

"Eu esperava fazer o percurso em 2hs30 minutos acima, mas foram 25km640metros em 2hs25min09seg, com direito a pódio, 2° lugar na categoria de 30-39. Mas, não era o pódio que eu buscava, era a superação, e ela veio, porque fazer 25km não é para qualquer um, é para quem treina, quem abdica de muita coisa e  se dedica, e os 25km da São Capim é para quem tem acima de tudo, coragem"!

Durante todo o percurso a atleta amadora contou com o apoio incondicional da atleta profissional, Simone Daiane que é atleta da APA - Petrolina, também treinada por Marciano Barros. O Longão da São Capim já concluiu sua 7a edição e tem perspectiva de tornar-se corrida oficial.

"Se Deus permitir para o ano estarei novamente completando os 25km da São Capim", finaliza Cândida Lima.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário