ESTUDANTES DE CASA NOVA SÃO PREMIADAS NA FEIRA DE CIÊNCIAS, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DA BAHIA

Com a exposição de 164 projetos, apresentações culturais e palestras com diversos temas, a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) realizou no último final de semana, uma cerimônia on-line para divulgar os projetos premiados nesta edição.

Alunos da rede estadual de Casa Nova, Bahia e Matina foram destaques.

Com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”, a premiação foi dividida em quatro grandes modalidades “Projeto de pesquisa em andamento”; “Pesquisa científica concluída”; “Performance científica”; e “Relato de experiência do professor orientador”, além de menções honrosas e o certificado para todos os participantes finalistas. 

Com o tema “A ausência da produção textual de escritoras negras e indígenas brasileiras nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio - uma análise sob a ótica da interseccionalidade”, o projeto realizado pelas estudantes do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, município de Matina,  Aline Magalhães de Jesus e Emille Rayane Pereira foi orientado pela professora Janildes Almeida Chagas e conquistou o primeiro lugar na categoria “Pesquisas científicas concluídas” e recebeu a menção honrosa de “Reconhecimento eu sou cientista”.

“É muito gratificante ter sido premiada na FECIBA, e ainda numa categoria estreante que é a de Linguística, Letras e Artes. A partir desse pioneirismo da feira em incluir a temática, teremos sim, ainda mais pesquisas sendo desenvolvidas em todas as áreas. Por que ciência é vida e vida pulsa por todos os lugares”, destacou a professora Janildes.

CASA NOVA: A estudante premiada Emilly Iasmim, que ao lado das colegas Camila Raiane e Anne Caroline, apresentou o projeto: “Pomada cicatrizante, angico vermelho de baixo custo 100% natural”.  O projeto das alunas do Colégio Estadual de Casa Nova, orientado pela professora Adelange dos Santos, ficou em primeiro lugar na premiação especial "Reconhecimento e saberes tradicionais" e em segundo por "Empreendedorismo". A premiação trouxe alegria e reconhecimento. 

“Estou extremamente feliz. É uma sensação  maravilhosa, me sinto extremamente grata por tudo. Espero que o projeto da pomada cicatrizante cresça, possa ser desenvolvido em escala para o uso de muitas pessoas. Não esperava a premiação, estou realizada. Tinha tentado com outro projeto em 2019, porém não ocorreu como planejado. Mas, mantive a persistência, fé e esforço para que meu sonho virasse realidade e o dia chegou”, relatou Emilly.

A estudante Camila Raiane, 17 anos, do Colégio Estadual de Casa Nova, apresentou com a equipe um projeto sobre a produção de uma pomada cicatrizante feita através de um pó obtido com a árvore angico vermelho. De acordo com a pesquisadora, a ideia surgiu após conversar com uma senhora da cidade que dizia que as pessoas usavam a planta para cuidar de ferimentos.

"Unimos o conhecimento obtido na conversa com pesquisas biográficas e começamos a fazer os testes. A pomada é feita com o pó da casca da árvore misturada com banha de porco e mostra resultados positivos. É um prazer estar compartilhando tudo isso em uma feira de ciências". Além de Camila, o projeto foi realizado pelas estudantes Anne Caroline e Emilly Iasmin, com a orientação da professora Adelange dos Santos. 

Emilly Iasmin da Franca Santos: Foi uma experiência gratificante está partipando mais um vez da FECIBA, sinto uma imensa felicidade com aprovação do projeto da "Pomada Cicatrizante do Angico vermelho, de baixo custo, 100% Natural" em duas modalidades.

Camila Raiane de Castro Silva: Está participando da FECIBA pela primeira vez foi maravilhoso, tantos conhecimento adquiridos valeu muito a pena. E sinto uma grande alegria pelo os resultados que o projeto vem trazendo.

Anne Caroline Cardoso dos Santos Nascimento: Incrível  essa experiência de está participando da FECIBA, foram muitas pesquisas e estudos para adquirimos resultados positivos para o projeto, e me sinto muito honrada pelo resultado do projeto na feira. (Fonte: Secretaria Educação do Estado Bahia)


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário