UPE ANTECIPA FORMATURA E PETROLINENSE É UMA DAS ALUNAS GRADUADAS EM MEDICINA

Na segunda-feira (20), em Garanhuns, Pernambuco 38 estudantes do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) colaram grau com a presença do reitor, Pedro Falcão. 

Entre os novas formadas médicas está a petrolinense Jessica Adriana Matos

Os novos médicos tiveram a colação de grau antecipada para reforçar as equipes médicas, medida autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) por causa da pandemia do novo coronavírus. A solenidade em Garanhuns ocorreu sem convidados, somente os estudantes, afastados um do outro e com máscaras. "Foi emocionante. O sentimento é de realização e de muito mais responsabilidade diante desse contexto da pandemia", comenta a jovem médica Jéssica Adriana Matos Soares.

Adalberto Matos e Josieta pais da nova médica foram a Garanhuns. O  pai de Jéssica, emocionado, disse que toda a trajetória da vida estudantil foi marcado por desafios e agora veio a vitória. "O trabalho profissional destes alunos está começando e sei que todos tem uma linda missão pela frente".

Adalberto tem uma trajetória marcada pelos movimentos sociais.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comunicou que vai antecipar a colação dos alunos de medicina, mas que "para concretizar a iniciativa, será formalizada a proposição ao Conselho Universitário (Conuni), órgão deliberativo máximo da instituição, após submissão ao colegiado acadêmico da graduação, para permitir que os novos profissionais atuem nas ações de combate à pandemia".

Os cursos de medicina dos campi da Universidade de Pernambuco (UPE), segundo a avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), realizada em 2016, e a UPE obteve os melhores índices do estado.

Na avaliação específica para os cursos de medicina, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – (Inep), o curso do campus da UPE em Santo Amaro obteve a melhor nota do estado, 105,5. Em segundo lugar vem o curso do campus em Garanhuns, com 105,0, seguido do curso em Serra Talhada com a nota 104,9.

Para o reitor da UPE, Professor Pedro Falcão, o resultado é fruto da dedicação, esforço e superação dos que fazem os cursos. “Os servidores, gestores, professores e estudantes foram essenciais para a conquista desse resultado. São eles que enfrentam as adversidades apresentadas diariamente”, destacou.


Os resultados de excelência dos cursos de medicina mostram que a Universidade vive um momento acadêmico importante em sua graduação. “A UPE, através dos seus alunos, conseguiu comprovar que os seus cursos de medicina têm alta aprovação, desempenho e está devidamente preparado para inserir, no mercado de trabalho, futuros médicos compromissados com a população e a saúde pública. São os estudantes os protagonistas desse resultado”, ressaltou o Reitor.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário