PROFESSOR DE GEOGRAFIA REVELA PAIXÃO PELA VIDA AQUÁTICA ESPORTIVA E FOTOS DO RIO SÃO FRANCISCO

O professor de geografia, Alfredo Luiz de Andrade, nasceu na capital Pernambuco, Recife. Naturalmente é apaixonado pelo mar desde criança. Nos últimos cinco anos o destino o trouxe para Juazeiro e Petrolina. Na bagagem, no matulão veio uma prancha, um remo que encontrou a natureza e lógico, o Rio São Francisco.

Com criatividade, profissionalismo e experiência, Alfredo rema de pé em cima de uma prancha até longas distâncias, usando a preparação física e todos os cuidados inerentes à vida de atleta, assim ele vive o dia a dia do Rio São Francisco. A modalidade esportiva é denominada standuppaddle. O professor mantem a tradição de fazer atividades diferentes e tem a expectativa que praticantes tomem gosto pelo esporte, assim valorizam e percebam mais o rio.

A experiência de “andar sobre as águas”, já proporcionou a Alfredo sensações que aumenta a cada dia o seu amor pela região e pela vida esportiva. Uma delas a possibilidade de ver o pôr-do-sol de dentro do rio. Este contato com a natureza que o esporte promove renova as energias, trazendo muita paz para o remador. Outra a de salvar três cidadãos que estavam se afogando. E mais: devolver ao rio peixes que estavam presos em redes. São momentos vividos por Alfredo dentro do Opará, que na linguagem indígena é o Rio que é mar.

"O Rio São Francisco ou como nós de Juazeiro e Petrolina chamamos, Velho Chico esse rio mágico que virou parte da minha vida esportiva e aquática desde que cheguei no vale. Utilizo ele com uma grande frequência para praticar o meu esporte o standuppaddle ( para quem não conhece é uma prancha usada para remar em pé) e nesses 5 anos vi o rio fraco pedindo socorro mas nesses últimos anos acompanhei ele mais cheio e com mais vida", revela Alfredo.

"Faz parte do Rio São Francisco, os seus monumentos com a cultura local a Mãe D'água do lado de Petrolina e em Juazeiro o Nego D'água como maior representante, porém demorei três anos para poder ver o Nego D'água com água e infelizmente oscilou muito mas essa semana tive a felicidade de ver esse monumento de aproximadamente 12 metros de altura ocupar seu lugar nas águas do Velho Chico e para quem tem uma ligação com a natureza, com a água e com o Rio isso é maravilhoso em um período aonde as notícias são tão ruins o nosso rio, rio esse que todo Vale do São Francisco depende nos da essa notícia maravilhosa", diz Alfredo.

Aliado a prática de remar o professor também faz mergulho nas águas do Velho Chico e ainda soma ao esporte a paixão por fotografias.

E foi neste quesito, fotografias,  que esta semana, onde a natureza e o Rio São Francisco dão sinais de mudanças que as fotos de Alfredo Luiz de Andrade ganharam destaque  nas redes sociais e meios de comunicação. Observador, Alfredo fotografou a estatua do Nego D'agua, localizado no Bairro Angari, em Juazeiro, Bahia, no mês passado, quando a seca do rio marcava a cena do monumento fora da água e as mais recentes, do Nego D'agua novamente dentro das águas.

Acompanhando o ritmo das águas Alfredo pretende ainda este ano montar uma exposição para compartilhar o seu amor pela geografia, fotografias, Rio São Francisco, vida aquática e esportiva.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário