RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO VAI ATINGIR 90% DE SEU VOLUME ÚTIL NO PRÓXIMO DOMINGO (24)

O Reservatório de Sobradinho, na Bahia, um dos maiores do país, considerado o maior lago artificial da América Latina e o mais importante para a região Nordeste, vai alcançar na próxima sexta-feira (24), o volume útil de capacidade acima de 90% .

Este volume útil não acontecia desde fevereiro de 2012. De acordo com a Chesf, a previsão é de que o subsistema atinja 100% no final de maio, o que representaria uma recuperação após oito anos de seca na Bacia Hidrografia do Rio São Francisco.

A companhia possui oito hidrelétricas no Velho Chico e as defluências praticadas no rio dependem de decisões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional das Águas (ANA), informando que não há previsão de abertura de comportas.

As chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, a partir da segunda quinzena de janeiro deste ano, possibilitaram um aumento significativo do volume útil de Sobradinho. A defluência (água que sai) de Sobradinho foi elevada para 1.600 m³/s.

No momento, o reservatório de Sobradinho está com 87,64% do seu volume útil, com uma vazão afluente (água que chega) de 3.200 m³/s.

"A situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico", afima nota do portal da Chesf.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário