CORONAVÍRUS: FESTA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA, PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO É ADIADA

A tradicional festa de Santo Antônio de Barbalha, no Ceará, foi adiada por causa da pandemia da Covid-19, para o mês de outubrO, ainda sem data definida. 

Uma reunião na tarde desta terça-feira (14) entre o prefeito Argemiro Sampaio, o líder dos carregadores e o pároco Leandro Cavalcanti, da Igreja Matriz, definiu pelo adiamento do evento, que começaria em 31 de maio. O corte do Pau da Bandeira, um dos momentos mais marcantes, estava
previsto para acontecer daqui a três semanas.

O mês de outubro foi escolhido porque se comemora a festa da co-padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário, que é festejada no dia 7. No entanto, a data só será escolhida após definição sobre o período das eleições municipais.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2015, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, previa que seu momento mais marcante, o hasteamento do mastro, acontecesse no dia 31 de maio. Isso também representa a abertura dos festejos do padroeiro da terra dos “Verdes Canaviais”.

Ano passado, aproximadamente 250 homens carregaram nos ombros um angico de 26 metros, pensando cerca de duas toneladas, por mais de três quilômetros, do sítio Roncador até o Centro da cidade, na Igreja Matriz de Santo Antônio. A passagem do Pau da Bandeira pela Rua do Vidéo, que concentra o maior número de visitantes, é um dos momentos mais inesquecíveis da festa. 

 Este cortejo acontece desde 1928.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário