BARRAGEM DE SOBRADINHO DEVE ATINGIR 100% DE SUA CAPACIDADE DE VOLUME ÚTIL NO MÊS DE MAIO

A profecia sertaneja, na voz de Antonio Conselheiro ainda faz eco nos sertões e fala de um mundo que muda. Nele, o sertão vira mar e o mar vira sertão. Mas o sertão ou melhor, parte dele, acabou virando rio, na linguagem indígena Opará, Rio que é Mar, o Velho Chico.

"O homem chega, já desfaz a natureza
tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar. O Rio São Francisco, lá pra cima da Bahia diz que dia menos dia vai subir bem devagar e passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o sertão ia alagar".

A letra de Sá e Guarabira volta a ser cantada pelos sertanejos. O BLOG NEY VITAL obteve a boa notícia, na verdade, uma ótima  informação: o reservatório de Sobradinho atingirá 100% de seu volume útil no próximo mês de maio garantindo segurança hídrica para todos os usuários das águas do Rio São Francisco. 

Isto de voltar a ter 100% de sua capacidade útil acontece depois que barragem de Sobradinho passou por um período de baixíssimo nível de água, em 2011, o volume da barragem chegou a 1,11% de sua capacidade útil. Neste período a seca assolou o semiárido. Lugares onde as águas haviam inundado as cidades com a seca voltaram a ser vistas.

Sobradinho é o maior reservatório construído ao longo do Rio São Francisco, exibe toda a sua grandiosidade. De um lado da parede da barragem, o Velho Chico com suas curvas naturais. Do outro, a água retida pela obra do homem se espalha para além do que a vista pode alcançar.

Foi na década de 1970 que o sertão da Bahia virou mar. As cidades de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé foram engolidas pelo São Francisco e deram lugar a 34 bilhões de metros cúbicos de água.

O BLOG NEY VITAL apresenta para o leitor em primeira mão fotos desta nova realidade da Barragem de Sobradinho, atualmente com mais de 80% de sua capacidade útil, considerado o maior lago  artificial da América Latina.

O reservatório de Três Marias em Minas Gerais já atingiu o volume útil máximo, o que já obrigou os operadores a abrir comportas  preventivamente. 

As vazões abaixo (jusante) Das hidrelétricas aumentaram consideravelmente com as chuvas do período úmido no Alto São Francisco e agora, no caso de Sobradinho, subiram de 800m³/s e 1.100m³/s para o patamar de 1300m³/s (mil e trezentos metros cúbicos por segundo).
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário