URGENTE: AUMENTO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO VAI DOBRAR E COMUNIDADE RIBEIRINHA TEM QUE DESOCUPAR MARGENS DO RIO

A Chesf emitiu comunicado alertando as comunidades ribeirinhas para o aumento da vazão do Rio São Francisco. Segundo a estatal, por conta do grande volume de água no Reservatório de Sobradinho, Bahia, a Hidrelétrica de Xingó vai operar, a partir de hoje, com uma vazão média diária 1.100 m³/s.

A Chesf orienta as pessoas para não ocuparem áreas ribeirinhas situadas na calha principal do Rio São Francisco.

Confira Nota: 
Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, comunicamos que o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, na Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas – ANA, ocorrida em 02/03/2020, apresentou a necessidade da elevação da defluência da Usina de Xingó para o patamar de 1.100 m³/s a partir do dia 01/04/2020, com base no valor mínimo estabelecido pela Resolução ANA Nº 2081/2017 em função do atingimento de 60% de armazenamento para o Reservatório de Sobradinho em todos os cenários estudados.

Desta forma, salienta-se que a partir de 01/04/2020 a defluência média diária da UHE Xingó evoluirá para o patamar de uma vazão média diária de 1.100 m³/s.

Com relação à defluência média diária da UHE Sobradinho, esta será praticada a fim de manter o Reservatório de Itaparica em no mínimo, 30% VU. É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional - SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio.

Solicitamos a V.Sa. a ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas.
Atenciosamente,
Original assinado
Tony Ulysses Rodrigues 
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário