COM A CURADORIA DO FOTÓGRAFO JOÃO MACHADO, EXPOSIÇÃO CAMINHOS DO SERTÃO, ENTRA EM CARTAZ EM SALVADOR

Com curadoria do fotógrafo João Machado, a exposição "Caminhos do Sertão" chega à galeria Cláudio Colavolpe Photo Art, na Avenida Paulo VI, em Salvador, no próximo dia 27 de julho [sexta-feira]. A visitação será gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h. A vernissage, exclusiva para convidados, acontecerá no dia 26 de julho [quinta], às 19h.

A mostra tem cenas do cotidiano sertanejo registradas nas 18 imagens que compõem a exposição. Seis fotógrafos aceitaram o desafio de retratar o Sertão: Alisson Luz, David Rios, Jorge Spínola, Marcelo Pinna, Marta Suzi e Vânia Viana.

O resultado é fruto de uma imersão fotográfica, sob o direcionamento de João Machado, que compartilhou aprendizados, em vivências teóricas e práticas, na zona rural da região de Alagoinhas e entorno. A imersão e exposição Caminhos do Sertão conta com o apoio da galeria Cláudio Colavolpe Photo Art.

João Machado nasceu em Xique-­Xique, na Bahia, no ano de 1969. Deixou a terra natal aos 19 anos em busca de trabalho na cidade de São Paulo. Trabalhou na construção civil, como ajudante de pedreiro, quando comprou a primeira câmera fotográfica de um colega de trabalho. Buscou conhecimento em revistas especializadas e começou a fotografar em 1993.

A curiosidade, determinação e persistência o transformaram no fotógrafo João Machado. Autodidata, teve como referência trabalhos publicados na extinta Revista Iris Foto. Em 1997, João realizou o primeiro ensaio, intitulado “Olaria”, em Guarulhos, São Paulo, e, a partir de então, concentrou sua produção no sertão baiano, nas suas origens.

Em 2002, encorajado pelas experiências de fé vividas na infância e pelas histórias contadas pelo pai, João partiu para Bom Jesus da Lapa (BA) e, desde então, fotografa anualmente os romeiros em Bom Jesus da Lapa, entre outras manifestações de fé. João não conheceu a cidade quando o pai era peregrino, mas busca todos os anos, no mês de agosto, a foto que não fez: o pai romeiro.

Em 2015, apresentou parte do seu trabalho numa exposição individual na Galeria Nikon e no ano anterior, participou da Mostra Futebol BR, ambos em São Paulo. Hoje, um dos grandes nomes da fotografia documental e autoral, João tem trabalhos publicados em veículos nacionais e no exterior.

Fonte: (Foto: Alison Luz /Divulgação)


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário