PERNAMBUCO ELEGE SEIS NOVOS PATRIMÔNIOS VIVOS DA CULTURA

Foram escolhidos seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco: Gonzaga de Garanhuns (reisado), Mestre Zé de Bibi (cavalo marinho), Cavalo Marinho Estrela de Ouro (cavalo marinho), Cristina Andrade (ciranda, pastoril, urso), Banda Musical Saboeira (banda filarmônica), Casa de Xambá (organização religiosa). 

A eleição ocorreu na sede do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). Agora, Pernambuco conta com 57 Patrimônios Vivos. A titulação será entregue no dia 17 de agosto, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, durante a 11ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

A eleição é composta por etapas: após a inscrição, os candidatos passam pela análise documental. Depois, os inscritos seguem para a Comissão de Análise, que avalia se as candidaturas cumprem os critérios estabelecidos na Lei 12.196/2002 (Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco), como relevância cultural e transmissão de saberes.

Nesta edição, 59 mestres e mestras da cultura pernambucana defenderam suas candidaturas em audiências públicas, promovidas pelo CEPPC (órgão responsável pela entrega do título), no antigo Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário