EXPOCRATO: EXPOSIÇÃO LUIZ GONZAGA É ATRAÇÃO NA MAIOR FEIRA AGROPECUÁRIA DO BRASIL

A Expocrato 2018-Exposição Agropecuária é considerada uma das maiores Feiras da América Latina, vitrine na econonia, arte e cultura do cariri do Ceará.

No setor cultural, uma das atrações é a Exposição Itinerante Luiz Gonzaga.


O escritor e produtor cultural, Rafael Lima, é o autor do livro “O Rei do Baião e a Princesa do cariri”. A publicação é um apanhado sobre os momentos mais marcantes vividos por Luiz Gonzaga na cidade do Crato. 


O livro de Rafael Lima traz a revelação do “amor e a dedicação, olhar e paixão que Luiz Gonzaga tinha pelo Crato”. Conta por exemplo que em 1953, Luíz Gonzaga abrilhantou a Festa do Centenário do Crato. Em 1974, tornou-se cidadão cratense, título outorgado pela Câmara Municipal.


Rafael Lima tamvém revela que a Expocrato reúne os Gonzagueanos que se encontram para dialogar sobre a música nordestina e a cidade do Crato, é lugar que Luiz Gonzaga, amava e que gravou composição de Jose Jatai: Eu vou pro Crato".

"Luiz Gonzaga era um frequentador assíduo da Expocrato, que era uma parada obrigatória para ele. Luiz Gonzaga ajudou a construir e a manter a Expocrato. Este e outros fatos você confere com a leitura do livro "O Rei do Baião e a Princesa do Cariri", explica Rafael.

A exposição é coordenada pelo produtor cultural, radialista e pesquisador Reginaldo Silva. Estão à mostra peças de um dos maiores acervos particulares do Brasil do cantor, Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

A divulgação da obra 'gonzagueana', conforme Reginaldo, possui um caráter educativo e cultural, para pesquisas, com demonstrativos em fotografias, documentos, imagens em DVDs, objetos pessoais, artes plásticas e dentre outras coisas ligadas ao Rei do Baião, na exposição são realizadas palestras, e exibição de vídeos com imagens inéditas de Luiz Gonzaga e sua obra.

O objetivo é valorizar a memória história da trajetória do cantor, além de reunir admiradores, colecionadores, pesquisadores, seguidores e os demais membros da sociedade interessados em preservar a identidade cultural.

O artista que cantou e encantou gerações, conforme Reginaldo Silva, ainda se encontra muito presente no imaginário do povo e permanecerá por muitos anos, pela forte identificação com o Nordeste.

Reginaldo Silva foi amigo pessoal e produtor de Luiz Gonzaga durante quase 20 anos de trajetória. Ele conta que, na Expocrato, o acervo não só tem atraído os fãs da época de Gonzaga, como também a presença de muitos jovens e universitários.

"Vejo grande interesse da juventude, familias de várias partes do Brasil, atualmente interessados na obra e vida de Luiz Gonzaga", diz.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário