PETROLINA: FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PREJUDICA UM DOS MAIS BELOS PONTOS TURÍSTICOS NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

A falta de conscientização ambiental sobretudo no cuidado com o lixo descartado define uma das ações negativas presentes no Mirante do Urubu, localizado cerca de 20 km de Petrolina. 

A reportagem do BLOG NEY VITAL registrou neste final de semana o acúmulo de sacos plásticos, garrafas, louças quebradas, fraldas descartadas nas margens do Rio São Francisco.

Imagens traduzem o completo descaso e falta de empoderamento de informação cultural sobre a importância de se preservar e valorizar as belezas naturais locais.

Desde 2014, o Mirante do Serrote do Urubu é citado na Elaboração do Inventário e Hierarquização dos atrativos naturais com potencial Turístico do Polo do Vale do São Francisco. O Mirante do Serrote do Urubu situa-se a 376 metros de altitude em relação ao nível do mar, a aproximadamente 140 metros de altura, e distante aproximadamente 1 km da comunidade do Serrote, cuja principal atividade econômica é a agricultura. 

De fácil acesso, possui uma visão privilegiada do Rio São Francisco e de algumas ilhas, da vegetação da Caatinga e observação do por do sol. "É um atrativo que deveria ser bem cuidado pelos visitantes e também uma presença do poder público local, afinal é essencial a preservação deste local. Chamo a atenção dos setores público e privado, além da sociedade, para que cuidemos para que essas áreas se tornem mais agradáveis e bem cuidadas", declarou um dos visitantes.

O Mirante é um local aberto e não possui nenhum controle em relação à visitação e não há infraestrutura no local.

Em uma rede social consta um comentário: o mirante tem bastante potencial turístico, porém encontra-se sem nenhuma estrutura para recebimento de turistas. O lugar sobrevive apenas por sua bela paisagem da caatinga.

SERROTE: O lugar é uma formação rochosa elevada que dá nome à comunidade e fica próximo das margens do Rio São Francisco, um pouco antes do Balneário de Pedrinhas. Está situado a cerca de 20 km do centro de Petrolina (PE) e seu topo alcança 400m de altitude.

A rota a ser seguida para chegar ao Serrote do Urubu é a via conhecida como Estrada das Pedrinhas. Ao chegar no distrito que identifica o ponto turístico, basta acessar o lugarejo Salu, uma estrada de cascalho à direita e seguir por mais 1 km.

Ao terminar o caminho, estacione e comece uma trilha pelas redondezas para apreciar a vista. Você pode também se aproximar da margem e molhar os pés no Velho Chico, mas cuidado com a correnteza que é bastante forte.

NOTA PREFEITURA: A Prefeitura de Petrolina esclarece que, nos próximos dias, um fiscal visitará o local para avaliar o que pode ser feito de imediato na área. Vale ressaltar que todo cidadão tem o papel fundamental de zelar pelos espaços públicos do município. (Redação e Fotos Ney Vital)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário