ESTUDANTE DO CURSO DE JORNALISMO DA UNEB-JUAZEIRO BAHIA VENCE PRÊMIO DE COMUNICAÇÃO EXPOCOM NORDESTE 2021

Formado em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus de Juazeiro (BA), Fernando Alves de Oliveira, conquistou o primeiro lugar na categoria de Rádio, Televisão e Internet, na modalidade de Website (avulso), do Prêmio Expocom 2021 - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação – realizado na segunda edição do Enconto Intercom Inter-regiões. 

O trabalho premiado, orientado pela professora de Jornalismo em Multimeios, Tereza Leonel, é fruto do TCC (trabalho de conclusão de curso) de Fernando cujo título é: "Construção do site da Paróquia Sagrada Família do bairro José e Maria em Petrolina-PE". Nesta produção, o Jornalista apresenta a trajetória da Paróquia Sagrada Família e sua relevância social, missionária e religiosa para a comunidade do bairro José e Maria e para a cidade de Petrolina.  

No website o público pode conhecer melhor a história da paróquia através de reportagens com narrativas em longform, documentário, podcasts, galeria e demais informações sobre a igreja. Para Fernando houve algumas dificuldades neste processo: "Uma das maiores dificuldades que tivemos durante a realização do trabalho foi localizar freis, padres e demais membros que atuaram desde a construção da igreja, fizemos um grande levantamento para localizar esses personagens.

 O processo de construção do produto também foi desafiador, na etapa final foram quatro meses para coletar entrevistas, imagens, elaborar documentário, podcasts e organizar toda galeria presente no site", afirma.

O egresso concorreu com trabalhos de instituições como Centro Universitário Unifanor Wyden, Universidade Católica de Pernambuco, Universidade de Fortaleza, Universidade Federal de Pernambuco – campus Caruaru e Universidade Federal do Ceará, sendo o único representante premiado na área de Jornalismo dentre as universidade públicas baianas.

O prêmio Expocom é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da Comunicação e que beneficia os autores pela qualificação de seu currículo. Mas, para a professora e orientadora de Fernando, Tereza Leonel, o prêmio Expocom contribuição vai além: "Esse prêmio é muito importante para o aluno em termos profissionais e pessoal, pois estimula outros estudantes a percorrer o mesmo caminho na busca da formação profissional e é extremante relevante para universidade, para o curso de Jornalismo especificamente, porque mostra o quanto a academia está contribuindo para construção de saberes, dialogando com a sociedade e com a comunidade na qual estamos envolvidos", concluiu a docente. 

Com a premiação regional, o trabalho de Fernando Alves está automaticamente classificado para etapa nacional do Expocom que acontecerá durante o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de modo virtual entre os dias 04 e 09 de outubro e sob a organização da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 

Interessados (as) em conhecer o website da Paróquia Sagrada Família podem acessar o conteúdo no link:  https://fernandoalvesradia.wixsite.com/sagradafamilia 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário