BANDA DE MÚSICA DA POLÍCIA MILITAR E A SUA HARMONIOSA MISSÃO

"A canção e os acordes da Banda da Polícia Militar é um alimento para o espírito e estimulador da alma". 

A citação é atribuída ao General Jonas Correia, em 1921. Segundo o Professor Florêncio de Almeida Lima, em seu livro Elementos Fundamentais da Música, "as bandas de música são excelentes fatores de cultura artística e concorrem poderosamente para o desenvolvimento do bom gosto do povo".

Estes sentimentos foram vivenciados ontem quarta-feira (4), na Orla II / Vaporzinho, com a apresentação da Banda de Música Maestro Wanderley, em comemoração ao aniversário de 125 anos de criação do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), comandado pelo Tenente-coronel PM Malvar.

A reportagem do BLOG NEY VITAL  obteve informações, junto a assessora de imprensa do CPRN, Capitâ Suênia que a Banda de Música da Polícia Militar da Bahia foi criada em 17 de setembro de 1849, por imposição da Lei Provincial nº 352 e teve como primeiro regente o professor Laurêncio José Aragão. Em 9 de Fevereiro de 1968, o grupo passou a denominar-se Banda de Música Maestro João Antônio Wanderley, um dos maiores maestros que a Bahia teve, o qual regeu a banda no período de 1912 até 1927.

Durante os seus 172 anos de existência a banda participou na Guerra do Paraguai, realizou várias apresentações pelo Brasil, chegando a ser regida pelo maestro Antônio Carlos Gomes na peça “O Guarani”; ostentou também o feito de ser a primeira banda a gravar em estúdio um “LP” no ano de 1917, no Rio de Janeiro. Já em 1994, inusitadamente realizou um concerto em cima de um trio elétrico no Farol da Barra. 

Por sua importância histórica e cultural, através da Lei Estadual 13.922/18, a Banda de Música tornou-se reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

Já a Banda de Música Seção Juazeiro foi criada em 01 de Julho de 1958 e, ao longo desses 63 anos de existência, já se apresentou em diversas cidades da região sanfranciscana, inclusive em outros estados como Pernambuco e Piauí, tornando-se também Patrimônio Cultural da Cidade de Juazeiro, através do Projeto de Lei n. 1.955/99, constituindo um importante instrumento de difusão das ações sociais da Polícia Militar da Bahia.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário