PERNAMBUCO GANHA NOVOS PATRIMÔNIOS VIVOS DA CULTURA

O concurso anual de Registro de Patrimônios Vivos de Pernambuco elegeu seis novos nomes em reunião online do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), vinculado à Secretaria de Cultura. 

Dentre os mais de 90 candidatos inscritos, foram selecionados: Mestre Luiz Antônio (Barro - Caruaru), Maria Jacinta Sampaio da Silva (Mestra de Reisado - Santa Maria da Boa Vista), Marliete Rodrigues (Barro - Caruaru), Velho Xaveco (Pastoril - Recife), Mãe Beth de Oxum (Coco - Olinda), Caboclinho União 7 Flexas (Goiana). 

Os escolhidos recebem diploma com o título de “Patrimônios Vivos de Pernambuco” e bolsa mensal vitalícia no valor de R$ 1,6 mil (pessoa física) e R$ 3,2 mil (grupo, entidade, agremiação ou associação).

O Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco foi pensado para dar suporte financeiro e preservar processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas. Pernambuco soma, até então, pelo menos 75 Patrimônios Vivos fregistrados.

“O registro de mais seis Patrimônios Vivos significa a salvaguarda de mais seis expressões culturais de Pernambuco. Ajudar a garantir a produção e o legado dessas pessoas e entidades é o ponto mais importante dessa ação que é uma das mais especiais do Governo Estadual”, afirmou o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto.

Os mais novos Patrimônios Vivos de Pernambuco:

*Velho Xaveco: Antônio Coutinho, 86 anos, considerado o Velho do Pastoril mais antigo de Pernambuco. Nascido em Bezerros, no Agreste, ele interpreta o Velho Xaveco desde 1978. Foi pupilo de outros velhos que marcaram sua época, com destaque para o Faceta, que gravou o famoso “Papai, eu quero me casar”.

*Marliete Rodrigues: A mestre do barro, do Alto do Moura, em Caruaru, tem 57 anos e da brincadeira com a matéria-prima abundante na região passou para a produção de peças postas à venda na Feira de Caruaru. Atualmente tem uma coleção de peças espalhadas pelo mundo.

*Mãe Beth de Oxum: Maria Elizabeth Santiago de Oliveira, 57, é mestra da cultura popular de Pernambuco, nascida e criada na comunidade da Barreira do Rosário, arredores do Sítio Histórico de Olinda. Mãe Beth de Oxum tem forte legado com a brincadeira do coco de roda. Casada com o Mestre Quinho Caetés, tem quatro filhos e todos inseridos no universo da cultura do coco de roda. 

Mestre Luiz Antônio: Nascido em 1935, no Alto do Moura, em Caruaru, Luiz Antônio da Silva é considerado um dos principais nomes na arte popular brasileira. É discípulo contemporâneo do Mestre Vitalino, dando continuidade ao legado do maior nome do barro do Brasil. 

*Mestre Luiz Antônio: Mestra de Reisado Maria Jacinta. Aos 96 anos, Maria Jacinta Sampaio da Silva é uma das mais antigas mestras de cultura popular em Pernambuco. A Mestra de Reisado viu o primeiro reisado em sua casa, ainda criança. Acabou fundando seu próprio grupo, nos anos 1960, com marido e filhos. 

*Maria Jacinta: Caboclinhos União 7 Flexas de Goiana. A agremiação foi fundada em 25 de março de 1991, pelo Mestre Nelson Ferreira, na cidade de Goiana (Zona da Mata). É uma das mais importantes manifestações culturais do Estado e representou a cultura pernambucana na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário