Inspirado na mitologia grega e em memórias de familiares, romance 'Laurus' será lançado em Petrolina

O romance ‘Laurus’, o primeiro do gênero escrito pela autora e professora Clarissa Loureiro será lançado na próxima quarta-feira (20), na Universidade de Pernambuco, em Petrolina, no Sertão.

A partir das 19h, no espaço Jardim de Yolanda, o público vai conferir uma exposição com imagens de cenas do livro feitas pelo artista plástico Bruno Urbano. Além de palestras sobre romance e autoficção com Vlader Nobre e Simão Pedro e ainda uma apresentação da banda Terceira Margem.

Clarissa Loureiro lançou o livro de contos ‘Mau Hábito’ em 2010, mas foi durante o lançamento do segundo livro de contos ‘Invertidos’ no Recife, que surgiu a provocação para redigir o romance 'Laurus'. “Durante o lançamento na livraria da jaqueira, em 2012, eu convidei o Ângelo Monteiro e outros escritores pernambucanos e eles falaram que eu era uma revelação da literatura contemporânea. Esses mestres fizeram uma provocação para eu sair da minha zona de conforto. E a partir desse dia, surgiu a necessidade de escrever esse romance”, revelou.

Laurus possui 160 páginas e a produção da obra literária durou três anos. “Foi uma produção de dor e muito prazer. Como eu já tinha feito dois livros de contos é muito difícil você sair da zona de conforto, foram três anos escrevendo e escrevendo”.

‘Escrever um romance é sobretudo escrever sobre si mesmo’
A inspiração da autora veio da própria família e da mitologia grega. De acordo com Clarissa Loureiro, os seus familiares são os ancestrais no livro. O romance conta a história do protagonista Tirésias, que sente nas costas o peso de resgatar o passado. E a cada capítulo, os ancestrais, que estão todos mortos, vão mostrar as suas casas a Tirésias. Com as memórias dos ancestrais surgem temas como aborto, suicídio, homossexualidade e solidão.

O nome do livro ‘Laurus’ vêm de um mito da mitologia grega entre o deus Apolo e a ninfa Dafne. “Apolo queria possuir Dafne, mas para não ser possuída, ela fez uma oração a Zeus e ele a transformou em uma árvore, essa árvore é o Loureiro. Apolo chorou por ter perdido sua paixão e fez uma coroa com folhas de Loureiro, para levar sempre a amada consigo. Laurus é parte de Loureiro, por isso que a capa é parte de loureiro que é a família”, explicou.

Além do evento cultural na UPE em Petrolina, o livro autoral também vai ser comercializado em eventos no Recife e em Campina Grande, na Paraíba. Cada exemplar custa R$25.

Clarissa Loureiro nasceu em Campina Grande. A autora possui mestrado e doutorado em teoria da literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente atua como professora de Literatura na UPE em Petrolina, dedicando-se aos estudos de memória, identidade, gênero e Semiótica associada à literatura comparada.

Fonte: Juliane Peixeinho-Jornalista G1
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário