O cantor Amazan comemora sucesso da Fábrica de Sanfonas Leticce



O cantor e acordeonista Amazan sempre foi responsável pelo conserto de seus próprios instrumentos. Também fazia alguns reparos especiais nos acordeons dos colegas. Ele era o único na região habilitado a realizar tais serviços.

Certo dia, em conversa com um amigo e também sanfoneiro, Amazan ouviu a sugestão de abrir uma fábrica de acordeon. Desde aquele instante Amazan ficou determinado em implantar uma fábrica pioneira em Campina Grande (PB).

Amazan contratou um marceneiro, comprou algumas máquinas, montou uma pequena marcenaria e começou a tentar tornar real o desejo de confeccionar o primeiro acordeon. Mas enfrentou extremas dificuldades para encontrar peças, materiais específicos, até mesmo alguns parafusos com espessuras e dimensões especiais. Então resolveu ir à Itália para comprar matéria-prima, conhecer fornecedores de peças e aprender o processo de montagem do acordeon.

Em dezembro de 2004 foi noticiada a abertura da Fábrica na cidade de Campina Grande (PB). Um prédio totalmente equipado e com funcionários contratados. Foram seis meses de trabalho duro até que em junho de 2005 toda a equipe se emocionou ao escutar as primeiras notas do modelo experimental do acordeon LETICCE.

Na Italia Amazan fez amizade com um grande mestre em fabricação de acordeons que lhe tirou todas as dúvidas e também ensinou os segredos do ofício.

Amazan retornou ao Brasil e aplicou com maestria tudo o que aprendeu no velho mundo. Graças à coragem e determinação de um homem, e à contribuição de muitos outros, o Nordeste do Brasil se orgulha imensamente de fabricar os melhores acordeons.

Atualmente a LETICCE é distribuída para todo o Brasil. Os produtos fabricados e comercializados são sanfonas de 120 e de 80 baixos, e foles de 8 baixos.

Além de fabricação, a empresa realiza restaurações e consertos em geral de acordeons: afinação, substituição couros e feltros das válvulas, alinhamento de teclas, alinhamento da baixaria, conserto de teclado e registros, conserto da mecânica dos baixos, restauração geral de fole, revestimento com celuloide, limpeza interna geral, fabricação de cavaletes e fabricação de telas personalizadas.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário