João Ventura Cidadão de Aracaju-Raymundo Melo e João Melo



Li o livro João Ventura-Cidadão de Aracaju. Foi escrito a quatro mãos e um turbilhão de conhecimentos e vivência de João Melo( falecido em 05 de janeiro de 2010) e do seu irmão Raymundo Melo, que vive atualmente em Aracaju, Sergipe.

Raimundo Melo antes de enviar o livro concedeu-me entrevista para o Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga, na Rádio Cidade am 870, Juazeiro da Bahia. Soltou a voz ritmado em amor pelo Estado de Sergipe. Paixão por Aracaju.

Através do www.jornaldodiase.com.br, li um artigo Aplausos para o Museu da Gente Sergipana, autoria de Raymundo Melo e nele vi a valorização, revelação da história, cultura cujo caminho leva para uma maior identificação com o local onde se vive consequentemente a oportunidade de ser universal.

Universal é João Melo. Universal é Raymundo Melo. O livro “João Ventura, Cidadão de Aracaju”, um trabalho autobiográfico possui a qualidade de levar e elevar o leitor a também ser testemunha do nascimento do rádio em Sergipe e compromisso com a qualidade da cultura dos tempos atuais.

A cada página viajei, participei e compreendi mais e melhor o valor do talento e do conhecimento, paixão e determinação, realização dos sonhos. João Melo merece ser referência quando falarmos em música brasileira.

João Mello participou dos mais importantes eventos envolvendo do nascimento do Rádio até a evolução e progresso desse extraordinário meio de comunicação. João Melo  também atuou na TV, exemplo Programa com Chico Anisio, Festivais de Músicas.

João Melo viveu também em Salvador e no Rio de Janeiro. Foi executivo de gravadoras Phillips, Polydor e Fontana. Incentivou as carreiras de Djavan e Jorge Ben-Jor, MPB 4 e produziu e conviveu com os mais valiosos nomes da música brasileira: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Chico Buarque, Gilberto Gil...

Foi produtor de discos, recebeu de João Gilberto e Baden Pawell elogios. Foi compositor e está imortalizado, continua sendo o Cantor Máximo de Sergipe.

Através da leitura do livro visitei a PRJ 6 Rádio Aperipê. Acompanhei Gilvan Chaves na Rádio Tupy e vislumbrei ruas e avenidas percorridas por João Melo. Saborei uma dose de cachaça e boas  músicas no Bar do Freitas, ouvi Ursino Fontes Araujo- Carnera, citado por João Gilberto.

No livro Fui aos comícios com João Melo e seus amigos camaradas. Chorei e dialoguei nos versos de João Melo e sonhei abraçado nos versos: “João Ventura Só tem nome de Ventura no nome/ Passa frio passa fome não tem casa para morar...João Ventura é cabra inteligente Sonha um mundo diferente Pra ele e todo o mundo”.

 Bem aventurados os que sofrem...Pensei!

A Raimundo Melo meu agradecimento e meu incentivo aos que fazem e lutam para manter a Cultura de Sergipe, brasileira sempre Viva. Somos sabedores que tentaram calar João Ventura, cabeça feita nas lutas diárias pelo pão de cada dia. E o livro é a oportunidade de todos nós reunirmos Forças e Trabalho e prosseguir com o sonho e a valorização da cultura.

Saiba Raimundo Melo que agora somos Irmãos. Sou Irmão e admirador de uma obra, livro escrito,  revelador de uma verdadeira grandeza. A Grandeza Humana...

De Ney Vital- mês de julho-Petrolina-margem esquerda do Rio São Francisco.



Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário