Orquestra Sinfônica da Paraíba homenageia Dominguinhos ao som da sanfona de Cezzinha



A Orquestra Sinfônica da Paraíba está de volta. Após um período sem a realização de concertos, o grupo se apresenta em João Pessoa, na próxima quinta-feira 17, às 20h30, no palco da Praça do Povo do Espaço Cultural, com entrada gratuita.

 No espetáculo inaugural, a OSPB apresenta também os novos músicos contratados via concurso público e o novo maestro titular, Luiz Carlos Durier. Este primeiro concerto de 2014 é especial também por homenagear um dos grandes nomes da música brasileira, o mestre Dominguinhos. Para interpretar os acordes de sanfona em suas composições, o sanfoneiro Cezzinha do Acordeon assume o solo da noite festiva.

Dominguinhos teve uma relação muito especial com a OSPB. Por duas vezes, ele tocou com a Orquestra Jovem, no Fenart de 2010, e no concerto em homenagem aos 30 anos da OSJPB, em 2012, na Praça do Povo”, justifica o maestro Luiz Carlos Durier, que em ambas as apresentações, regeu Dominguinhos.

A homenagem a Dominguinhos será feita na etapa final do concerto. Oito sucessos do forró, entre as quais, cinco músicas do compositor pernambucano homenageado serão executadas pela OSPB, sete delas com arranjo de Rogério Borges e uma do maestro Chiquito. 

As canções que terão solo e voz do sanfoneiro Cezzinha do Acordeon são as seguintes: “Eu só Quero um Xodó” (Dominguinhos); Gostoso Demais (Dominguinhos); “Quando Bate o Coração”(Dominguinhos); “Pedras que Cantam”(Dominguinhos); “Olha pro Céu”(Luiz Gonzaga); “ Isso Aqui tá Bom Demais (Dominguinhos); “Espumas ao Vento” (Flávio José) e “Natureza das Coisas” (Flávio José).

Cezzinha foi um dos alunos da oficina de sanfona do mestre Camarão, com quem aprendeu muito, mas é autodidata. Começou a tocar depois que o pai comprou a sanfona de um amigo que precisava de dinheiro para viajar. “Foi o destino mesmo”, lembra Cezzinha.

Em Janeiro deste ano, Cezzinha lançou o CD e DVD Cezzinha e Convidados ao vivo pela Som Livre, com a participação de Alcione, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Nando Cordel entre outros grandes artistas.

Luiz Carlos Durier - Natural de João Pessoa – PB, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB concluiu o ensino superior de Música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB realiza o Curso de Especialização em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Serviço
Concerto de abertura da temporada 2014 da Orquestra Sinfônica da Paraíba
Data: 17 de julho
Horário: 20h30
Local: Praça do Povo
Solista: Cezzinha do Acordeon
Maestro: Luiz Carlos Durier
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário