Desde segunda (14) o que deveria ter sido o dia da reabertura das agências do INSS depois de meses, foi um pesadelo para dezenas de juazeirenses. A falta de médicos peritos é considerado um desrespeito para quem precisa da prestação de serviço.
A professora de Direito Previdenciário Jane Berwanger disse que não há desculpa para a falta de atendimento no INSS depois de tanto tempo com as agências fechadas: “É realmente um descaso, um desrespeito com essas pessoas, com essa enorme dificuldade. Foram pelo menos cinco vezes que o INSS adiou a abertura das agências com a promessa de que quando abrisse estaria tudo ok. E, de repente, no dia não estava tudo certo."
Ontem a reportagem BLOG NEY VITAL foi conferir o atendimento da Agência do INSS em Juazeiro, Bahia e flagrou a insatisfação e em alguns casos o 'desespero" de trabalhadores que precisam de péricias médicas, e ou consolidar os documentos para aposentadoria e outros serviços para receber salário.
atendimento em Juazeiro só acontece de forma remota e por meio de agendamento. Prevista a reabertura gradual das agências da Previdência Social e o retorno das atividades presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social o que se assiste em Juazeiro é o sentimento de frustração e revolta.
Para agendar horário, é necessário acessar Meu INSS (gov.br/meuinss e aplicativo) ou ligar para o telefone 135.
Em todo o Brasil há mais de 750 mil pedidos aguardando perícia, metade deles para a concessão do benefício de prestação continuada, o BPC. Há ainda mais de 900 mil pedidos parados por falta de alguma informação ou documento dos segurados.
Enquanto o serviço não volta ao normal, o Jornal Nacional mostrou ontem que segurados como Janaína da Silva, que precisa reagendar a perícia médica para renovar o benefício, enfrentam a lentidão do telefone 135 e do aplicativo Meu INSS. O governo alega alta procura e diz que o serviço deve se normalizar nos próximos dias.
“Só por agendamento. Mas você entra no Meu INSS e não agenda. Não tem nada com o INSS. Nada. Me mandou agora ligar pra um outro número. 135 também não funciona. Está ocupado 24 horas. Eu ligo de madrugada e está ocupado. Nem trabalha, nem recebe. Como que fica aqui, como que fica a situação da gente?”, questiona Janaína.
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