CARUARU REGISTRA NOVOS TREMORES DE TERRA NA TERÇA E NESTA QUARTA (9)

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou pelo menos nove tremores de terra em 24 horas, entre essa terça-feira (8) e esta quarta-feira (9). Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor mais forte foi de 2.0 graus de magnitude preliminar, às 23h18 da terça.

Outros dois tremores de terra de magnitude 1.8, sendo o primeiro à 00h09 e o segundo às 2h10 - ambos já nesta quarta-feira. É possível que outros tremores tenham ocorrido, de acordo com a RSBR, que segue apurando os dados.

Segundo a RSBR, vários relatos nas redes sociais indicam que os tremores foram sentidos em bairros de Caruaru como Nova Caruaru, São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Indianópolis, São João da Escócia, José Carlos de Oliveira e Maurício de Nassau.

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) notificou a Defesa Civil sobre os eventos. Até o momento não foram registrados danos físicos na cidade.

"Não é possível prever como a atual atividade sísmica vai evoluir. Ou seja, se essa atividade vai continuar com vários sismos ou se vai cessar temporariamente", diz comunicado da RSBR.

A intensidade dos tremores registrados em Caruaru é considerada baixa. A região costuma registrar atividades sísmicas do tipo por estar localizada bem no meio de uma falha geológica, a zona de cisalhamento Pernambuco-Leste. As falhas são focos vulneráveis de atividades sísmicas. A falha geológica pernambucana começa no Oceano Atlântico e corta todo o Estado na direção Leste-Oeste e termina no interior do Piauí. 


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário