DOM INOCÊNCIO: FESTIVAL DA SANFONA EM LIVE ACONTECE NO SÁBADO 19 DE SETEMBRO

O som que ecoa da sanfona estimula sonhos e alimenta esperanças. É assim que se pode definir o projeto cultural criado em 2011 pelo empreendedor musical Salvador Nunes e pelo seu filho Sandro Dias (Sandrinho do Acordeon). O projeto ensina a arte de tocar instrumentos a dezenas de crianças, jovens e adultos. 

O projeto intitulado “Acordes do Campestre” realiza o Festival da Sanfona através de Live no sábado (19) às 18 horas pelo canal no YouTube do Sandrinho do Acordeon, e vai reunir grandes forrozeiros do Piauí, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Alagoas.

Este ano o evento acontece online devido as regras de distanciamento social para evitar infecção pela Covid-19.

O Festival é em comemoração ao dia Municipal da Sanfona da cidade de Dom Inocêncio-PI Terra dos Sanfoneiros. Toda a renda do Festival será destinada a construção do Museu da Sanfona em Dom Inocêncio-Piauí.

A HISTÓRIA: Sandrinho do Acordeom, aprendeu tocar sanfona aos 13 anos, quando ainda morava com os paiS em Dom Inocêncio. Apaixonado pela música, ele resolveu, com o incentivo do pai, transmitir o conhecimento aos jovens que tivessem interesse em aprender tocar um instrumento.

Segundo ele, os jovens têm aulas e podem aprender a tocar os mais diversos instrumentos. “Nós não cobramos nada para dar aulas, é tudo voluntário. Eles podem aprender a tocar os instrumentos que quiserem”, conta Sandrinho. Além da sanfona, o projeto também ensina flauta, baixo, violão, triângulo, zabumba e bateria. Qualquer jovem da cidade ou da região pode participar e existe apenas uma única exigência.

“A criança tem que ter no mínimo seis anos e precisa estar matriculada em uma escola”, lembra Sandrinho. Recentemente, o projeto passou a ter formalização jurídica e ganhou o nome de Associação Cultural Acordes do Campestre. Os jovens participam de apresentações na região e tocam hinos em corais durante os eventos.

"Nosso objetivo não é apenas ensinar a tocar, mas também formar cidadãos. Nós usamos a música para fazer deles cidadãos de bem", diz Sandrinho.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário