WEBNÁRIO TECENDO REDES: FUNDAÇÃO CASA GRANDE E O TURISMO SUSTENTÁVEL NA CHAPADA DO ARARIPE


 O xilógrafo José Lourenço, participou na noite desta quarta-feira (23) do 5º Webinário Tecendo Redes: Fundação Casa Grande e o Turismo Responsável na Chapada do Araripe, promovido pela Casa Grande Memorial Homem do Kariri, Nova Olinda, Ceará. 

O Webinário acontece até o dia 30 de setembro. O objetivo do webnário é dar voz e vez para quem, do local ao territorial, materializa a identidade cultural provocando a inclusão social e o desenvolvimento econômico por meio do turismo responsável, de base comunitária.

O propósito é contar as experiências, de como são estimulados e qualificados os negócios da cadeia produtiva do turismo e da economia criativa, a exemplo da instalação das hospedagens e a implantação de pólo gastronômico; apoio a fomentação de arranjos produtivos local; regularização de transportes alternativos; criação de operadora turística; promoção de eventos; realização de pesquisa científica e formação acadêmica e, idealização de rede de Museus Orgânicos, no território.

O Mestre da cultura José Lourenço falou sobre a Arte Popular na Chapada do Araripe. A mediação do Webnário é do bacharel e mestre Turismo, Junior Santos, Sócio-Diretor na empresa Modus Cariri e Coordenador do Teatro Violeta Arraes Engenho de Artes Cênicas na empresa Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.

O mestre José Lourenço está há mais de trinta anos na Lira Nordestina e chegou a trabalhar com as filhas do fundador, o alagoano José Bernardo da Silva. Ele revelou que o seu objetivo continua sendo o de popularizar a arte e atender ao público que vem para as romarias de Juazeiro do Norte, assim como aos comerciantes da região, imprimindo os cordéis, santinhos e orações para as novenas.

Lira Nordestina é a histórica tipografia que transformou a cidade de Juazeiro do Norte em um dos principais centros da valorização do cordel em todo o País. Da editora, criada em 1936, saíram ilustrações que enfeitam galerias de arte e inúmeras capas de cordéis, os folhetos de poesia nordestina que são reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN.

Atualmente, trabalham na gráfica ainda xilógrafos que detêm a arte centenária do entalhe em madeira para criar gravuras e carimbá-las em papel. Para continuar a viver deste ofício, eles formaram a Associação dos Xilógrafos e Artesãos do Cariri e criaram produtos para tornar a xilogravura acessível ao público.

Apesar das dificuldades vividas diante do distanciamento social o trabalho continua, de acordo com José Lourenço. Atualmente a Lira Nordestina é de responsabilidade da Universidade Regional do Cariri (URCA), os artesãos atendem os clientes pelas redes sociais. 

Em 1982, a Lira Nordestina foi comprada pelo Governo do Estado e, seis anos depois, incorporada à URCA. Lourenço conta que gráfica passou a ter uma importante função acadêmica e educativa, mas com a perda de convênios, os xilógrafos passaram a ter dificuldades de continuar. 

“Dez anos atrás tive a ideia de fazer uns azulejos, cerâmica com xilogravura. A gente começou a abrir a mente para novas ideias de novos produtos, foi aí que a gente começou a sobreviver com a arte da xilogravura. De repente a gente estava fazendo jogo americano, caminho de mesa, tudo introduzindo a xilo: chinelos, quadros, camisas, produtos na linha do artesanato”, lembra ele.

As produtos foram bem aceitos pelos clientes e tinham boas vendas nas feiras de artesanato e na própria sede, quando a Lira recebia a visita de estudantes e pesquisadores. Contudo, desde o início do isolamento social, a gráfica foi fechada e os eventos suspensos.

Atualmente o Instagram é o canal por onde as pessoas podem conhecer e adquirir produtos originais da Lira Nordestina. José Lourenço vai aos poucos ganhando familiaridade com as redes sociais. Desde março ele vem participando de lives. Em seu perfil @jose.lourenco.xilo, os interessados podem conversar com o artesão e fazer encomendas. 

“A gente teve que se adaptar, já era necessário e agora é a única forma de a gente tem para trabalhar e não deixar morrer a arte da xilogravura”, afirma ele.

Um dos projetos que a Lira Nordestina espera concretizar tão logo seja reaberta é a criação de um Museu do Cordel, onde serão expostas obras raras como as capas originais de cordéis de 1950 que compradas pelo próprio José Bernardo, além do maquinário original e móveis antigos. “Acredito que o museu vai ser um dos projetos mais importantes da história do cordel no Brasil, anuncia.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário