CESOL CRIA KIT PARA IDENTIFICAR PRODUTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

No território Sertão do São Francisco, os produtos dos empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol-SSF), comercializados no mercado convencional em Juazeiro, no norte da Bahia, receberam sinalizações nos estabelecimentos e nas prateleiras, com a identificação "Aqui tem Economia Solidária!".  As sinalizações visam facilitar para os clientes da região a identificação nos espaços comerciais, dos produtos oriundos da economia solidária do território.

Cada estabelecimento de comercialização recebeu um kit de divulgação contendo um mobilie comercial, um wobbler para prateleiras e um adesivo de parede. Em Juazeiro, tem crescido o interesse dos comerciantes pelos produtos da economia solidária e da agricultura familiar em mercadinhos e padarias. Os produtos têm tido uma boa aceitação pelos clientes.

De acordo com coordenadora do Cesol-SSF, Aline Craveiro, a grande dificuldade vivenciada hoje pelos empreendimentos de economia solidária é a comercialização. "Inserir esses produtos em estabelecimentos e fazer as pessoas conhecerem e consumirem essas produções oriundas de grupos, em sua grande maioria da zona rural, é um grande passo. É muito importante esse acesso a novos mercados. A economia solidária esteve presente, por muitos anos somente em feiras e eventos. Hoje, facilitar esse acesso em novos mercados, além de gerar renda para milhares de famílias, possibilita o consumo dos produtos de qualidade e com preço justo", explicou Craveiro.

Após passar pelo crivo do atendimento, criação da identidade visual e da rotulagem, produtos como queijos, geleias e geleiadas, doces, rapadura, licores são apresentados ao mercado convencional pelo agente de vendas, onde é feita a solicitação para a comercialização dos produtos nos estabelecimentos comerciais.

Para atender uma demanda de pedidos crescente e dar maior visibilidade aos produtos da Economia Solidária, o Cesol-SSF firmou parcerias em Salvador e Aracajú com a Vila Orgânica, a Casa de Dona Rosinha, da chefe de cozinha Rosa Gonçalves e Preta Flor Distribuição.

A Secretaria de Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE) possui 13 Centros Públicos de Economia Solidária em funcionamento no estado. O Cesol-SSF foi inaugurado em 2013 em Juazeiro, e oferece apoio técnico para 128 grupos em dez cidades do território Sertão do São Francisco.

Onde encontrar os nossos produtos? Empório Meu Sertão- Rua Canafístula nº 148, bairro Centenário em Juazeiro. 

Bolo da Vó- Quadra-B, Castelo Branco, Juazeiro.

Empório dos Frios- Avenida Propriá. Alto do Alencar, Juazeiro.

Vila Orgânica- Feira com funcionamento aos Sábados no estacionamento do Circo Picolino, em Patamares, no horário das 7h às 12h, em Salvador.

Startup Escoar Brasil- www.escoarbrasil.com.br

Casa de dona Rosinha- em Itapuã, Salvador.

Fonte: Ascom Cesol-SSF

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário