FALTA VACINA CONTRA O SARAMPO NO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO SÃO GERALDO EM JUAZEIRO

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou a ser executada nesta segunda-feira (7) em todos os postos de saúde do Brasil. A campanha abrange dois novos grupos: as crianças que têm entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias e adultos com faixa etária entre 20 e 29 que não estão com a carteira de imunização em dia. 

A vacinação para as crianças vai desta segunda até o próximo dia 25. Já as vacinações para o segundo grupo devem ter início no dia 18 de novembro. Nos períodos de realização da campanha, a vacina será destinada exclusivamente ao público-alvo.

Apesar da campanha dizer que a vacinação atinge todos os postos de saúde do Brasil, em Juazeiro nesta segunda-feira, várias mães reclamaram da falta da vacina no Posto de Saúde do bairro São Geraldo.

O abastecimento da tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, nos postos da rede pública é constante, no entanto, o Ministério da Saúde efetuou a compra um estoque de 60,2 milhões de doses a fim de abastecer os municípios. O Ministério pretende vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adulto

A campanha contará ainda com dois “Dias D” de mobilização. Para o grupo das crianças com idade inferior a cinco anos, o Dia D acontecerá no dia 19 de outubro. Para os jovens com idade entre 20 e 29 anos, a campanha culmina no dia 30 de novembro. 

Desde o início do ano, foram confirmados nove casos de sarampo na Bahia - oito são novos. Destes, são sete moradores da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, acometidos com a doença - na localidade já foi decretado um surto. Os demais episódios foram em Jacobina e Salvador - o caso na capital baiana foi importado da Espanha.

Ao todo, a Bahia teve 467 notificações da doença. Destas, já foram descartadas 254 suspeitas e 204 ainda estão em investigação. Das oito novas pessoas infectadas, seis não eram vacinadas e outras duas apresentavam esquema vacinal incompleto, segundo informou o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em nota.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário