COLEÇÃO REÚNE ESPÉCIES DE PEIXES NATIVOS E EXÓTICOS DO RIO SÃO FRANCISCO

Com um acervo que reúne 30 espécies de peixes nativos e exóticos, o Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) inaugurou a Coleção Ictiológica do Rio São Francisco. Através do novo espaço, os moradores de Petrolina e das cidades vizinhas têm a chance de conhecer mais sobre a biodiversidade do Velho Chico.

A coleção é resultado de trabalho desenvolvido por um projeto de extensão em atividade há três anos, orientado pelos professores Elizângela Souza, Daniel Amaral e Carla Samantha, que envolveu desde a criação de banco de dados sobre os peixes, até a aplicação de técnicas de conservação dos espécimes.

“Inicialmente a coleção era levada para escolas, associações, para despertar para a necessidade de preservação do rio. Agora nós vamos receber a comunidade no campus, com o objetivo de conscientização ambiental e de incentivar pesquisas e estudos com essas espécies, que ainda são escassos", diz a professora Elisângela.

Segundo a professora, o conhecimento sobre os peixes pode ajudar na preservação. "Nós não conseguimos preservar e conservar o que a gente não conhece. Tem gente que mora na beira do rio e não conhece os peixes. Todo mundo acha que a tilápia, por exemplo, é nativa e ela foi introduzida”, explica.

Entre as espécies nativas que fazem parte da coleção estão o Surubim, Dourado, Cari, Caborge, Pirambeba e Pirá, que não é mais encontrado no Submédio São Francisco. A Carpa, Tilápia do Nilo, Tucunaré e Tambaqui estão entre os peixes exóticos que podem ser vistos na mostra.

A exposição foi criada com o objetivo de promover a conscientização ambiental e preservação dos peixes do rio São Francisco, sobretudo das espécies nativas. “A ideia de reunir espécies nativas e exóticas é justamente comentar sobre os impactos causados pelas exóticas, o que elas trouxeram de diferente para o nosso rio”, afirma o professor Daniel Amaral, destacando que o espaço vai funcionar como um museu.

O rio São Francisco possui uma biodiversidade de importância inestimável. Somente em relação à ictiofauna, são mais de 200 espécies de peixes, dentre nativas, exóticas e endêmicas. No entanto, fatores como a pesca predatória e a poluição ameaçam a vida e até mesmo a continuidade de muitas dessas espécies, sendo algumas ameaçadas e até já em extinção.

Para visitar o acervo, é preciso fazer um agendamento através do e-mail: cpzr.comunicacao@ifsertao-pe. Qualquer pessoa pode participar.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário