RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR DE PETROLINA DEVE SER DIVULGADO NA PRÓXIMA SEXTA 11

O resultado das eleições para o Conselho Tutelar de Petrolina deve ser divulgado até sexta-feira (11). A eleição ocorreu no último domingo (6), com cédulas de papel.

“A gente teve que montar uma força tarefa com servidores voluntários da prefeitura, da Gerência Regional de Educação (GRE), para que o processo desse andamento, visando também a celeridade e transparência na apuração. A gente quer trabalhar, se engajar para até sexta-feira a gente estar divulgando o resultado”, explicou o membro da comissão eleitoral, Eduado Mendes.

Para fazer a contagem manual, cerca de 20 pessoas estão trabalhando das 8h às 19h desde a última segunda-feira (7) no Fórum Dr. Manoel Francisco de Souza Filho. A expectativa é que a participação tenha sido um recorde no município.

“Infelizmente a gente não tem o número exato dos votantes, porque a gente vai abrindo a urna e vai conferindo com a lista de presença. Pela experiência do pessoal que já trabalhou, possivelmente a gente bateu recorde de votantes em relação à última eleição”, concluiu Eduardo.

No processo eleitoral, 58 candidatos concorrem a 10 vagas de conselheiros titulares e 10 vagas para suplentes.

A eleição para a escolha dos conselheiros tutelares de Petrolina foi alvo de diversas críticas. Entre muitas uma foi atribuída a  Carlos Eduardo Mendes, membro da comissão organizadora da eleição para o Conselho Tutelar de Petrolina e  o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco rebateu as queixas.
Confiram nota do TRE Pernambuco:

1 – A Justiça Eleitoral não tem legalmente nenhuma responsabilidade sobre as eleições de Conselhos Tutelares;

2 – A Justiça Eleitoral é responsável pelas eleições oficiais realizadas no país. Não é o caso da eleição dos Conselhos Tutelares. No link a seguir há o detalhamento legal das nossas atribuições. http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-1-ano-4/justica-eleitoral-composicao-competencias-e-funcoes.

3 – Ainda que não tenha responsabilidade legal sobre a eleição em tela, a Justiça Eleitoral normalmente atende às solicitações dos organizadores e empresta urnas de lona para a realização do pleito;

4 – Em Petrolina, as urnas e as listas de votantes foram entregues na segunda-feira (30/09). Na terça-feira (1º/10), os organizadores vieram retirar as cabinas de votação.

5 – A Justiça Eleitoral entende que cinco dias é tempo suficiente para a distribuição de urnas. Vale lembrar que, em se tratando de eleições oficiais, sobre as quais temos, sim, total responsabilidade, os equipamentos são entregues na véspera (aos sábados) e, felizmente, o pleito transcorre com tranquilidade e segurança.

Foto: Amanda Franco Ascom/TRE-PE
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário