Livro O Rei do Baião e a Princesa do Cariri será lançado no Seminário Cariri Cangaço em Exu e na ExpoCrato 2017

O caminho que liga Exu ao Cariri Cearense, Crato/Juazeiro/Barbalha é a via das escolhas, das encruzilhadas. As paisagens agem e ardem em eco. Quais mãos trabalharam na confecção desse origami? A planície sem fim. Nestes caminhos encontrei Rafael Lima, Huberto Cabral e Antonio Vicelmo.

O pesquisador e professor Rafael Lima foi entrevistado hoje pelos radialistas Huberto Cabral e Antonio Vicelmo. Os dois somam mais de 110 anos de atuação no Rádio. Antonio Vicelmo, completou 50 anos e Huberto Cabral já está na casa de 63 anos

de profissão.

Rafael Lima lançará o livro "O Rei do Baião e a Princesa do Cariri, em dois eventos: O Cariri Cangaço 2017 em Exu, Pernambuco e na ExpoCrato 2017.

Os três comentaram no programa da Rádio Educadora do Cariri "o amor e a dedicação, olhar e paixão que Luiz Gonzaga tinha pelo Crato". Revelaram que em  1953, Luís Gonzaga abrilhantou a Festa do Centenário do Crato, cariri cearense,  realizou show na Feira de Amostra, instalada na Praça da Sé, trazido pela Rádio Araripe, sob o comando de Wilson Machado. Em 1974, tornou-se cidadão cratense, título outorgado pela Câmara Municipal, em solenidade realizada no auditório do Sesi.

Em 1975, levou o Coral da Sociedade Cultural Artística do Crato (SCAC) para cantar a Quinta Missa do Vaqueiro, criada por ele, padre João Câncio e Pedro Bandeira, em Lajes, Município de Serrita, localizado no Estado de Pernambuco, em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó. Luiz Gonzaga sempre valorizou a cultura e a arte cratense. O Crato foi o seu ponto de apoio nos grandes eventos promovidos por ele na região.

O Rei do Baião participou também da inauguração da Rádio Araripe, juntamente com seu pai, Januário, e seu irmão, Zé Gonzaga, bem como da Rádio Educadora do Cariri e do Gaibu Avenida. Foi sempre uma das maiores atrações artísticas da Exposição do Crato, além de seu grande divulgador. A música "Eu Vou Pro Crato", interpretada por ele, ainda hoje emociona os cratenses de todas as gerações.

O livro de Rafael Lima é um importante instrumento de conhecimento para as novas gerações.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário