Rio São Francisco está cada vez mais seco e previsão não são otimistas para os próximos anos

A estátua do Negro D'Agua um dos principais símbolos turísticos de Juazeiro da Bahia localizada no Bairro Angary, não tem mais nenhum centímetro dos seus doze metros dentro do Rio São Francisco. A escultura está cercada de barro e areia. Um cenário triste que prova o Rio  São Francisco sofrendo um tragédia da seca.

A reportagem foi mostrada pelo Blog Preto no Branco. Os moradores da área contaram que a água já chegou a aproximadamente nove metros de altura, “ficando no peito do Nego”.

“A água já chegou a ficar próximo ao peito do Nego D’Água. De uns tempos pra cá, depois da seca, foi baixando e hoje está assim, como você está vendo. Os meninos brincam de esconde-esconde e vão para trás da estátua”, relata Cosme dos Santos.

As previsões são alarmantes, apontam em novembro próximo, o nível de armazenamento de água no volume útil do Lago de Sobradinho fique abaixo de zero. Hoje, a vazão da represa de Sobradinho está em 600 metros cúbicos de água por segundo (m³/s).

Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a solução para o reservatório não chegar ao índice zero de armazenamento do seu volume útil seria aplicar uma redução ainda maior da vazão na região do Baixo São Francisco, saindo do atual de 600 m³/s para 570 m³/s. A medida depende de autorização do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Em 2014 a nascente do Rio São Francisco, situada em São Roque de Minas, secou. Essa nascente é a principal de toda a extensão do rio, que tem 2.700 km. O Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro, e sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário