Frio intenso muda hábitos dos moradores do Araripe, Vale do São Francisco e Pajeu

O frio tem mudado os hábitos dos moradores do Sertão do Araripe, Vale do São Francisco e Pajeu. Acostumados com temperaturas que, normalmente, chegam perto dos 40º C, eles estão tendo que conviver com outra realidade. Neste inverno, diferente de anos anteriores, os termômetros na região estão registrando, com frequência, temperaturas de até 17º C. Já em Triunfo, o frio tem sido muito mais intenso, chegando a 7 graus.

Os termômetros das Estações Meteorológicas Automáticas do Laboratório de Meteorologia (LabMet), da Univasf, marcaram 17 graus e uma sensão térmíca próximo aos 13 graus, em Petrolina e Juazeiro. O aumento da velocidade do vento e a umidade elevada do ar contribuíram para que a sensação térmica mais baixa. A sensação térmica provocada pela velocidade dos ventos faz com que as pessoas percebam o frio com mais intensidade. Segundo registros do Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em determinados momentos a velocidade média dos ventos na cidade tem sido de até 54 km/h.

O professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário Miranda, explica os motivos da mudança climática. “Isso se deve a um centro de alta pressão que se encontra sobre o Oceano Atlântico na altura do Sul e Sudeste do país, que está empurrando o ar frio para a região Nordeste. O professor lembra ainda que nesta época do ano, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Com isso a incidência de raios solares sobre a Terra é menor, o que diminui o aquecimento do ar próximo da superfície no Hemisfério Sul.

As baixas temperaturas são registradas também em outras cidades da Bahia e de Pernambuco, a exemplo de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Triunfo e Garanhuns onde fez 14°C. A previsão até o início de agosto, de acordo com o meteorologista, é que a nebulosidade permaneça sobre a região, assim como as temperaturas mais amenas, especialmente durante as madrugadas de céu estrelado. E os ventos poderão se tornar ainda mais fortes.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário