Assisão e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião iniciam aulas espetáculos

A II edição do Projeto Forró dos Cangaceiros – aula-espetáculo do cantor Assisão e do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião – percorre as escolas das rede estadual de Pernambuco durante o mês de maio e junho. A cidade escolhida para a estreia é Tuparetama, no Sertão do Pajeú. O evento acontecerá neste sábado (6), a partir das 20h, no Balaio Cultural, para a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cônego Olímpio Tôrres.

Nesta edição, o cantor Assisão convidou o Grupo Cabras de Lampião para reforçar o projeto, que consiste em apresentações musicais e aulas sobre a cultura nordestina, com ritmos como o xaxado e pé de serra, forró dos cangaceiros e forró autêntico.

Além de Tuparetama, o projeto passará pelas cidades de Calumbi, Camaragibe, Vicência, Custódia, Limoeiro, Aliança e Carnaíba. (Foto/Ascom)

Francisco de Assis Nogueira, Assisão, nasceu no dia 05 de maio de 1941, na Fazenda Escadinha, município de Serra Talhada, Pernambuco. 

Já aos 11 anos de idade, começou as suas atividades artísticas como compositor. Embora não tenha nenhuma formação em música, é exímio compositor, tendo sido chamado por Dominguinhos de “o maior sanfoneiro de boca do Nordeste”, tamanha sua versatilidade em compor sem ter conhecimento musical. 

“Quando menos espero, surge a inspiração e as músicas saem naturalmente”. Possuidor de uma enorme sensibilidade, ele é capaz de saber antecipadamente quais as músicas que farão sucesso. O início de suas atividades profissionais como cantor começou com o lançamento de um compacto e atualmente já gravou vários discos. 

Seus maiores sucessos, no entanto, aconteceram nos anos de 1987, 1988 e 1989. No trabalho de 1987, foram vendidas cerca de 210 mil cópias. Em 1988, 180 mil cópias e em 1989, 190 mil. Somente nestes anos foram quase 600 mil cópias vendidas de seus trabalhos em todo país, o que o concedeu três “discos de ouro” consecutivos e o título de “Rei do Forró”. 

As músicas dele são tocadas em todas as regiões do Brasil. Das 600 canções autorais, 200 já foram gravadas por outros artistas.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário