Livro Dominguinhos-O Neném de Garanhuns será lançado em maio

José Domingos de Moraes nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941, na Rua José Leitão, 191, no alto da Boa Vista em Garanhuns - PE. A informação é do professor e historiador Antônio Vilela. Ele conta que se aprofundou nas pesquisas para contar a história, vida e obra de Dominguinhos, reconhecido como o mais talentoso discípulo de Luiz Gonzaga, Rei do Baião.
  
A pesquisa resultou no livro Dominguinhos – O Neném de Garanhuns que será lançado no dia 03 de maio, em solenidade na Câmara de Vereadores de Garanhuns, agreste de Pernambuco.

A vida do menino “Neném” toma outro rumo quando junto com seus irmãos cantam na frente do Hotel Tavares Correia. Tocam para Luiz Gonzaga e este “no ouvido mágico já reconhece que estava diante de um gênio e fornece o endereço para o pai levá-los para o Rio de Janeiro”.

Professor Vilela revela dados da vida e obra de  Dominguinhos. Exemplo o livro mostra a identidade do pai e mãe de Dominguinhos. Pai, Francisco Moraes da Silva (Chicão) e de Maria de Farias (Mariinha), alagoanos do município de Paulo Jacinto, antigo distrito de Palmeira dos Índios. Dominguinhos era o segundo de dez irmãos entre eles Moraes e Valdomiro que ficaram conhecidos como "Os três Pinguins".

“Chicão fazia farinha de meia e o garoto Dominguinhos gostava de beijú”, conta Vilela

Mestre Chicão, tocador de sanfona possuía o conjunto musical acompanhado por Oto no banjo, Benedito no tambor e Lula Preto no pandeiro. 

A Prefeitura de Garanhuns realiza o I  Festival Viva Dominguinhos nos dias 25, 26 e 27 de abril. Shows e exposições marcam o evento dedicado ao discípulo mais talentoso de Luiz Gonzaga, Rei do Baião.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário