São Paulo: Carona vira opção para evitar trânsito caótico

A precária segurança pública e o transporte coletivo ineficiente são determinantes para uma cena muito comum do trânsito paulistano: a maioria dos carros é ocupada por apenas uma pessoa. Some-se a isso o aumento da produção e oferta de novos veículos aliados à alta de renda da população e o resultado é o tráfego cada vez mais caótico.

Uma boa solução é a carona solidária. Os que utilizam essa forma de transporte logo descobrem que se trata também de uma maneira de gastar menos. “O paulistano é individualista. Além disso, a falta de segurança acaba fazendo com que as pessoas tenham medo de dar carona”, diz o engenheiro e especialista em trânsito da Universidade Mackenzie, Luiz Vicente de Mello. 

Outro complicador é que São Paulo é o principal mercado da indústria automobilística nacional, que cresceu 114,5% entre 2004 e 2013. Enquanto a média nacional de carros por habitante é de 5,2, na capital a relação é de 1,54. O número só é inferior aos registrados no Canadá e EUA, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Anfavea, a associação das fabricantes. 

Ao considerar a taxa de ocupação por veículo, a relação é de 1,38. Ou seja. cada carro transporta menos de duas pessoas por viagem.Outra opção para driblar o trânsito das grandes cidades é o uso de bicicletas.

Enquanto a expansão das linhas do metrô caminha a passos de tartaruga (veja ao lado), a prefeitura da capital investe na ampliação dos corredores de ônibus para incentivar a troca do transporte individual pelo coletivo. “Essa migração não ocorreu, pois o cidadão não viu vantagem em transporte sem flexibilidade de horário e confiabilidade”, afirma Mello. 

Quem já utilizava ônibus está gastando menos tempo para se locomover – a redução foi de, em média, 38 minutos por dia, segundo a CET. No entanto, ninguém deixou de usar o carro em prol do ônibus.

Fonte: Estadão
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