Meteorologista diz que chuva em Petrolina representou a maior dos últimos 100 anos


O Professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mario Miranda, informa que Petrolina teve em  média 120 milimetros de chuva desde a última segunda-feira 7.  "Até o dia 12 temos a possibilidade de ocorrência de chuvas em Petrolina, norte da Bahia, Distrito de Rajada e Afrânio", disse.

Mário Miranda explicou que isto significa cerca de 120 litros de água por metro quadrado. "Durante a madrugada entre 2 e 3 horas da madrugada choveu o equivalente a água a todo no mês de abril”, disse ressaltando que a chuva  registrada na terça-feira 8 é uma das maiores dos últimos cem anos. 

Segundo o meteorologista a sensação térmica dos dias que antecederam a chuva quando os petrolinenses sofreram com o “calor ardente” foi o  resultado da preparação para as chuvas. "Na verdade a  temperatura não passou de 36º, mas a sensação térmica era superior a 40 graus e a situação piorou com a ausência de vento", explicou.

O professor ao participar do Programa Forró do Povo, Rádio Grande Rio Am, citou que no dia 26 de setembro do ano passado a umidade relativa do ar em Juazeiro, Bahia chegou a 10 porcento "No deserto a umidade relativa do ar é de 7 porcento. Então basta comparar. É muito baixa a umidade relativa do ar registrado em nossa região”, finalizou Mário Miranda.

Fonte: Rádio Grande Rio Am 680

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário