Museu Cais do Sertão: uma biblioteca com a obra completa de Luiz Gonzaga

O Recife acaba de ganhar um dos seus maiores e mais importantes centros culturais: o Museu Cais do Sertão. Localizado no Bairro do Recife, o espaço relembra as palavras de Antônio Conselheiro, ao dizer que “O Sertão vai virar mar, e o mar vai virar Sertão”, ao transformar antigo Armazém 10, do Porto do Recife, em uma vivência de diversos aspectos da vida sertaneja, guiada pela vida e obra de Luiz Gonzaga.


“Os nossos heróis nacionais têm que ser louvados, porque são heróis de verdade. Eles enfrentaram todas as dificuldades e preconceitos, o exemplo deles vai servir para inspirar muita gente. É preciso levar isso para a pedagogia, e é isso que o Cais do Sertão está fazendo”, disse Santanna sobre a homenagem a Luiz Gonzaga

Uma representação do Rio São Francisco encravada no piso divide o térreo do espaço em diversos territórios temáticos, que mostram a vida do sertanejo através de suas experiências: Viver, Trabalhar, Ocupar, Cantar, Criar, Crer e Migrar. Já no primeiro andar, a música ganha espaço em karaokês, estúdios de gravação, oficinas de instrumentos musicais e um biblioteca com a obra completa de Luiz Gonzaga.
IMG_3581_600x450
Por toda parte, a tradição e a cultura se unem às novas tecnologias para proporcionar, através da experiência multimídia, uma imersão no universo retratado. A curadora Isa Ferraz, conhecida por trabalhar na concepção do Museu da Lingua Portuguesa, em São Paulo, criou um verdadeiro diálogo entre artes plásticas, cinema, música, literatura e mídias digitais, com o objetivo de formar um espaço dinâmico de convivência, diversão e conhecimento. 

Neste primeiro momento, as visitações ao Módulo 1 do Cais do Sertão vão funcionar às terças feiras, das 14h às 21h, e de quarta à domingo, das 10h às 17h. Segundo o coordenador executivo do projeto, Gilberto Freyre Neto, esse regime é importante para que a mostra possa ajustar o seu funcionamento. 

“Tudo neste equipamento é absolutamente novo, sem referências no Estado. A abertura em regime de soft open permite que se observem aspectos como o volume e o comportamento do público ao longo dos espaços expositivos para, a partir daí, fazer os ajustes finos na operação”, explica. Os ingressos custarão R$ 8 (inteira), e R$ 4 (meia). Crianças de até seis anos, idosos, professores, pessoas com deficiência e profissionais de museus e de turismo não pagam. E às terças feiras, a entrada será gratuita para todos.

Fonte: Museu Cais do Sertão
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário