Manifestação: Pipeiros da Operação Seca realizam protesto no Trevo do Ibó


Mais de 200 pipeiros vão protestar nesta terça-feira (8) no Trevo do Ibó, cruzamento que liga as cidades de Recife a Petrolina e o Estado da Bahia a Fortaleza, no Sertão de Pernambuco. A manifestação está prevista para iniciar durante a manhã.
De acordo com os trabalhadores, as reivindicações são por melhores condições de trabalho e revisão do fator multiplicador utilizado para contratação do serviço de transporte de água, o qual não tem reajuste há mais de seis anos.
Os custos para realizar as modificações solicitadas, como pintura específica, vistoria com órgãos responsáveis, medição do volume de cada tanque, entre outros quesitos considerados obrigatórios, custaria cerca de R$ 13 mil aos bolsos dos pipeiros. Mas, os proprietários dos veículos alegam que não tem condições de fazer tais serviços.
A manifestação será pacífica, mas caso não haja um acordo poderá haver suspensão do abastecimento de água na região. Os pipeiros querem chamar a atenção das autoridades e solicitar tratamento digno por parte do exército, o qual segundo os profissionais não levou em consideração as diversas reclamações já feitas.
Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Terra Nova, Parnamirim e Floresta são algumas das cidades que já confirmaram enviar representantes para o protesto. Além destas, sete cidades no Estado da Bahia também vão dar apoio à manifestação.
Para o pipeiro Glêmio Rodrigues, que trabalha na área há mais de oito anos , “mesmo com os investimentos, não há garantia de contratação”. Por este motivo, também será realizada uma reunião na quarta-feira (9), para elaboração de um documento que será entregue ao Ministério da Integração, órgão do governo responsável pelo repasse dos recursos para a Operação Seca.
O segundo encontro será realizado no município de Floresta, no auditório da GRE Gerência Regional de Educação (GRE), às 9h.

Fonte: Jornal do Commercio
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário