PAULA, JOSÉ CARLOS E CALINE, A NOITE DE LUA CHEIA E O RIO SÃO FRANCISCO

"O Rio é do menino e de quem habita o rio: o velho atrás do peixe que sobe e desce o rio, pois sabe que é preciso mais pescar do que viver; o menino do rio que sabe que não há rio mais belo que o rio de sua aldeia; a mulher que lava seu branco lençol na beira do rio com os seus joelhos junto ao coração...É muito grande a família do povo que faz o rio". As palavras, poesia de Ziraldo, serve também para descrever o sentimento de Paula, José Carlos e Caline.

A reportagem do BLOG NEY VITAL encontrou Paula, José Carlos e Caline na orla de Juazeiro numa noite de Lua Cheia refletindo nas águas do Rio São Francisco. Os termômetros registrando 34ºC durante o período da noite e uma brisa. Os três jovens aproveitam as águas do Rio São Francisco e tomam um 'banho de lua', termo eternizado na famosa música de Celly e praticam o exercícios físico que mais amam: nadar. E nadar numa noite de Luz Cheia no rio São Francisco é especial e 'enche a alma de mais amor e paz".

Eles contam que preferem ir à noite, frequentam a orla nesse horário para escapar do sol forte. A iluminação da orla também facilita e os três lançam braçadas curtas e rápidas, aumentam a flutuação evitando que as ondas e correntes os empurrem no sentido contrário. A natação é tão perfeita que chega a ser sincronizado, quase dança no balanço das águas do rio São Francisco.

José Carlos revela que é neto de navegante que por vários anos deslizou a Barca Jurity nestes sertões. "Aprendi a nadar criança e viver no rio São Francisco e valorizar dia e noite este presente da natureza. Sou neto de navegante das barrancas do rio e ouvi muitas histórias que marcam o meu caminhar", diz José Carlos.

Entre as histórias José Carlos cita o inventário e os místérios do rio São Francisco. O valor simbólico do Rio São Francisco, a vegetação local e o cotidiano exercem uma influência direta sobre os artigos produzidos pelos artesãos que trabalham com a madeira. Os escultores costumam criar imagens religiosas, carrancas, peixes e adornos abordando a vivência das famílias ribeirinhas. O saber local orienta que o corte da madeira utilizada para esse fim seja feito no quarto da lua, ou seja, três dias antes ou três dias depois da lua cheia, para que a madeira não corra o risco de rachar.

Além das fases da lua, os meses definem a época do talho da madeira utilizada para fazer cercas, barcos, pilões, gamelas, colheres de pau, carrancas e demais artefatos. 

Caline e Paula reforçam que o rio São Francisco é o maior patrimônio do Vale do São Francisco. "Na verdade quando estamos nadando no Velho Chico nosso respeito é tão grande que sempre pensamos o quanto é fundamental pensar no rio como um patrimônio da humanidade", revelam.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário