MORRE AOS 92 ANOS EM EXU, PERNAMBUCO O MESTRE LUIZINHO DOS COUROS

 

Morreu ontem (22) na zona rural de Exu, o mestre Luizinho dos Couros.

Nascido no dia 08 de outubro de 1928 tinha o nome de bastimo Luiz Antonio Sobrinho. 

No ano de 1954 confeccionou os primeiros gibões e chapéus de couro para Luiz Gonzaga, naquele período conhecido com o título de Rei do Baião e uma das principais atrações da Rádio Nacional.

Capistrano de Abreu, célebre historiador cearense, denominou a formação cultural sertaneja, fruto da miscigenação das raças branca, indígena e negra, como civilização do couro.

Seu Luizinho dos Couros é citado na tese de mestrado da doutora Gláucia Maria Costa Trinchão, Universidade Estadual de Feira de Santana. Conforme teve a informação com Seu Luizinho dos Couros, do Sítio Batentes, Exu –PE, o primeiro “alfaiate de couro” do Rei do Baião, a encomenda surgiu coum detalhe importante: desenhar uma coroa no chapéu e fazer um terno de vaqueiro completo, um encouramento investido. Seu Luizinho conta com riqueza de detalhes

Seu Luizinho relatou que desenhou a coroa estrelada de oito pontas no chapéu de Luiz Gonzaga decalcando a ilustração de uma lata de óleo, a Óleo do Reino, para o rei e agregou duas miniaturas de punhais.

No livro Glaucia articula as relações entre os Desenhos de Couro, sua relevância histórica e sua importância na constituição do discurso regionalista sobre o nordestino, através do redesenho de seus usos feito por Luiz Gonzaga do Nascimento, o “Lua”, Rei do Baião. A releitura ou redesenho da imagem do nordestino a partir da aparência de Luiz Gonzaga nasce das circunstâncias de perpetuação dos desenhos de couro, familiares, na virada do século XX - quando Luiz Gonzaga convivia com mestres de couro e vaqueiros. 

Detalhe: O mestre Luizinho mesmo sem saber ler e escrever, só sabia desenhar a assinatura deixou um livro como fruto de sua sabedoria: Inspirações de um Poeta Sertanejo. O livro ele recitou para uma das filhas. Poesia considerada rica com rimas em sextilhas. Texto: Jornalista Ney Vital (Foto: Hélio Filho)



Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário