FUTEBOL: PELÉ E HERBET MOUZE, ENTRELAÇADO DOS PELA HISTÓRIA DO RÁDIO

Nesta sexta-feira (23), é o dia do nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o octogenário Pelé, o Rei do Futebol. Neste 80 anos Pelé construiu uma relação de admiração mútua e passagens marcantes pelo mundo do futebol. Em 23 de outubro de 1940 nasceu em Três Corações, Minas Gerais, o Atleta do Século, maior nome do esporte. Autor de mais de mil gols e tricampeão mundial com a Seleção Brasileira.

Entre as muitas histórias do Rei do Futebol, três está entrelaçada com Herbet Mouze Rodrigues. Radialista e cronista esportivo, Herbert Mouze completou este mês 83 anos. Com a humildade sempre presente Herbet Mouze é "dos tempos em que o futebol brasileiro sabia refinar sua técnica, elevando-a às culminâncias da arte: o drible era poesia, o passe era prosa, o chute era êxtase e o gol, delírio pleno".

Ao nascer a parteira solicitou um pano para limpar o sangue do cordão umbilical. Conta-se que trouxeram um pano preto que ao se juntar ao vermelho do sangue fez o pai de Herbet comentar feliz: o menino já foi batizado torcedor do Flamengo, olha as cores, vermelho e preto.

Todavia foi através da camisa branca do Santos Futebol Clube e da amarela que veste a Seleção Brasileira, uniformes vestido por Pelé,  que Herbert marcou a consagração quando entrevistou o jogador que se tornaria um mito.


Na foto histórica, Herbet Mouze entrevista o Rei Pélé, em Salvador, na preparação da seleção brasileira para a COPA do TRI (70).  Herbet revela que o fato aconteceu no estádio da FONTE NOVA em 1969, amistoso com o BAHIA. Pelé falava a todos, assim: “Alô amigos de juazeiro, é um prazer saudá-los pela primeira vez...” 

Sempre emocionado Herbet revela que ainda hoje "guarda na memória, na vida de jornalista, o jogo do SANTOS realizado num dia de domingo, na FONTE NOVA, contra o BAHIA. 

"Todos nós da imprensa e os torcedores, aguardavam com muita ansiedade, que ali, no gramado da FONTE NOVA, PELÉ marcasse o gol histórico de sua carreira, o MILÉSIMO GOL, mas não aconteceu, ficou para a quarta-feira, 19/11/69, no MARACANÃ, contra o VASCO", relembra Herbet.

"Antes de começar o jogo contra o BAHIA, eu ainda com a esperança de ver na FONTE NOVA o “GOL MIL” do Rei, o entrevistei, mas não aconteceu, o MILÉSIMO GOL ficou mesmo para o MARACANÃ. Foi um gol épico que continua em nossas memórias. VALEU REI! Mas eu SENTI O CHEIRINHO DO MILÉSIMO GOL DE PELÉ".

Detalhe: o dia 19 de novembro de 1969, Pelé entra para a história ao marcar o milésimo gol da carreira em uma partida realizada no Maracanã, entre Santos e Vasco.

"São as marcas daquele momento que ainda seguem vivas. Eu penso assim", diz Herbet Mouze. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário