FAZENDA HUMAYTÁ E A LUA CHEIA ILUMINANDO OS SERTÕES

É comum ver imagens do Sertão nas quais a luz solar incide com força sobre a cena. Nesta foto o cantor, compositor, o poeta Luiz Humaytá, mostra outra maneira de ver este lugar e as pessoas que nele habitam. Uma foto mostra o céu entre o cair da tarde e a chegada da noite, com a luz da lua e das estrelas delineando a vegetação, as construções, os caminhos; revelando a imagem dos sertões de Curaçá, Bahia, a terra da Ararinha Azul.

A lua está na fase cheia. O poeta Luiz Humaytá registrou o esplendor da Lua Cheia, mês de outubro, nos sertões de Curaçá, Bahia, terra da Ararinha Azul. A foto é da Fazenda Humaytá.  Importante lembrar, a fotografia à noite requer muito cuidado, muita pesquisa e equipamentos que garantam os melhores resultados e estas fotos Luiz fez do seu celular, sem maiores recursos técnicos.

O jornalista e fotógrafo profissional Adriano Kirihara e seu site explica que "registrar o acúmulo do tempo numa única imagem. Explorar o movimento, as mudanças atmosféricas, o inesperado e até o inexplicável. É disso que se trata a fotografia noturna de estrelas e de longa exposição. Esses são apenas alguns dos atrativos que seduzem fotógrafos a pegar a câmera e passar horas em meio à natureza durante a escuridão da noite".

Luar do Sertão é uma toada brasileira de grande popularidade. Seus versos elogiam a vida no sertão, especialmente o luar. Luar do Sertão originalmente um coco sob o título "Engenho de Humaitá". Catulo da Paixão Cearense e João Pernambucano são autores destes versos, uma das músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos.

"Não há, óh gente Luar como esse do sertão...Que saudade do luar da minha terra lá na serra branquejando folhas secas pelo chão este luar cá da cidade tão escuro não tem aquela saudade do luar lá do sertão...Se a lua nasce por detrás da verde mata mais parece um sol de prata prateando a solidão...e a gente pega na viola que ponteia....Coisa mais bela nesse mundo não existe do que ouvir um galo triste no sertão que faz luar...parece até que a alma da lua que descansa escondida na garganta desse galo a soluçar"...

Uma das versões mais conhecidas é interpretada por  Luiz Gonzaga e Milton Nascimento e é capaz de provocar o sentimento e identidade cultural.

O saudoso músico do Quinteto Violado, Toinho Alves, apontava que Luiz Gonzaga ao interpretar Luar do Sertão, possuía a sensibilidade observadora dos poetas maiores que habitam os sertões, onde, dos fenômenos mais simples e por isto geniais, encantadores apresentados pela natureza, captavam a sabedoria do mundo".

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário