EXPOSIÇÃO 80 ANOS DE COURO E ALMA DO MESTRE DA CULTURA ESPEDITO SELEIRO

"Eu queria estar completando 40 anos, que era para ter mais 40 anos dessas alegrias daqui para frente", declarou Espedito Seleiro, Mestre da Cultura Popular, no lançamento da exposição Espedito Seleiro – 80 anos de couro e alma, promovida pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). 

A mostra comemora os 80 anos de vida do artesão cearense, nascido em Arneiroz, no Sertão dos Inhamuns, e foi idealizada pelos alunos do Curso de Design da UFC sob a supervisão da Professora Tânia Vasconcelos, coordenadora do projeto de extensão Espedito Seleiro: 80 Anos. 

"Neste percurso as peças se aproximaram do Design, por isso o curso se desafiou a garimpar, juntar várias peças para contar essa história aqui dentro do museu", explicou a idealizadora do projeto. 

Com curadoria de Érico Gondim, a exposição apresenta a trajetória da obra do artesão desde os primeiros elementos de ofício até produções e parcerias no universo do design. Estão expostas selas, ferramentas, bolsas, calçados, mobiliários e vestimentas que ilustram o percurso da arte do Mestre, do tradicional ao contemporâneo. 

"A intenção é mostrar um pouco das ferramentas, iconografias, referências históricas. Mostrar como ele cresceu", explica o curador.

Entre as criações de Espedito Seleiro estão expostos calçados, bolsas, mobiliários e vestimentas. Emocionado, o artesão afirmou que ter suas obras em exposição "é uma coisa incrível, não posso nem explicar o que significa. Uma pessoa que nem eu, que comecei lá no Sertão dos Inhamuns onde só tinha onça e boi bravo, hoje vejo meu trabalho na Capital, dentro de um colégio. Eu só tenho de agradecer a Deus e ao pessoal que deu valor ao meu trabalho".

Na ocasião, o reitor Henry de Holanda Campos antecipou aos presentes a  indicação do nome de Espedito Seleiro para homenagem a ser prestada, em breve, pela Instituição. E acrescentou: "A Universidade é para isso: prestar serviço à sociedade e acolher os nossos artistas. E agora acolhemos um artista do porte deste homem, que é um vencedor, é um vitorioso. Seu Espedito é um patrimônio nosso". 

Além do reitor, estavam presentes na cerimônia a Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão; o Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração; Graciele Siqueira, diretora do MAUC, além de representantes da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e do Centro de Artesanato do Ceará (CEART), entre outras autoridades, estudantes, docentes e visitantes.  

A abertura do evento ficou por conta da apresentação da Camerata de Cordas da UFC, do Curso de Música, sob supervisão da Professora Liu Man Ying. Para composição do acervo, a organização contou com a colaboração do Curso de Design-Moda da UFC. Já o menu da recepção foi assinado pelo Prof. Sandro Gouveia, diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), em parceria com alunos do Curso de Gastronomia da UFC. O cardápio foi baseado na culinária do Cariri, com biscoitos e iguarias típicas da região, além de pastas e compotas de legumes regionais. 

HISTÓRIA: Nascido em Arneiroz, no Sertão dos Inhamuns, Espedito Seleiro aprendeu a transformar o couro em peças utilitárias ainda na infância observando o pai vaqueiro e seleiro (fabricante de selas). Com o tempo, adquiriu uma estética própria para a confecção de suas peças, que valoriza desenhos e coloração com tingimentos naturais.

Além das tradicionais sandálias e bolsas de couro decoradas, o artista expandiu sua atuação para a moda, em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, em coleção apresentada na São Paulo Fashion Week. No design, Espedito decorou peças de mobiliário criadas pelos irmãos e designers Fernando e Humberto Campana para coleção inspirada no cangaço.

Em 2008, o artesão tornou-se Mestre da Cultura Tradicional Popular, título recebido da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), em reconhecimento à relevante contribuição para a cultura popular e tradicional do Estado. Atualmente, Espedito continua produzindo em seu ateliê na cidade de Nova Olinda, na Região do Cariri, onde mora desde os 8 anos.

Fonte: UFC
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário