PEDRO LUCAS O MENINO QUE CRIOU UM MUSEU PARA HOMENAGEAR LUIZ GONZAGA É DESTAQUE NO CINEMA INTERNACIONAL

Quando José Marcolino compôs a música Numa sala de reboco, os pais de Pedro Lucas Feitosa ainda nem se conheciam. Mais de cinco décadas após o lançamento, a canção precisou ser executada apenas uma vez para inspirar o menino então com 10 anos a homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Decidido, a partir daquele momento, a divulgar a obra do artista, o cearense resolveu criar um espaço que denominou: Museu de Luiz Gonzaga. O Museu está montado na casa da bisavó de Pedro, o projeto se destaca entre as construções simples localizadas na rua Alto da Antena, em Dom Quintino, no Crato, Ceará. 

Atualmente com 14 anos, Pedro Lucas Feitosa lembra que o trabalho do sanfoneiro Luiz Gonzaga ele conheceu com ajuda de uma professora. "Cheguei na escola cantando Asa Branca, mas não sabia a letra toda. Minha professora me ajudou. Depois, minha tia me deu um MP3 com músicas dele, e eu gostei muito". Os amigos de turma parecem não ter compartilhado o mesmo interesse.

Apesar de a música Numa sala de reboco ter servido como inspiração, o menino faz questão de destacar que a vontade de criar um centro em memória do Rei do Baião nasceu caminhando pelo Museu do Gonzagão, em Exu, cidade natal do músico, Pedro começou a imaginar como seria se ele pudesse ter algo parecido na rua onde mora: "Não tinha nada daquele jeito por aqui".

Aos poucos, a ideia tem atraído doações. Hoje, o projeto soma mais de 100 objetos, entre sandálias de couro, discos de vinil, cordel e cuias. Na 'gerência", Kaio Everton, de 10 anos, primo de Pedro. Entre as pessoas que decidiram ajudar o cearense, está a professora universitária e pesquisadora Simone Ventura.

"Desde que conheci a história, me senti na obrigação de ajudar. Ele é uma criança do interior e não tem acesso a muitas coisas, mas, mesmo assim, decidiu fazer um museu com o que tinha. Decidi falar com meus alunos que tinham produzido um radiodocumentário sobre Luiz Gonzaga e eles autorizaram que eu enviasse para o Ceará", comenta.

Além da pernambucana, o sobrinho do Rei do Baião, Joquinha Gonzaga, também demonstrou interesse pela causa. Recentemente a reportagem do Blog Ney Vital visitou, Pedro Lucas, e compartilhou uma série de discos de vinil para "o jovem criador do museu Luiz Gonzaga, cuidar e preservar na caminhada". 

O trabalho de Pedro Lucas ganha o mundo. A história de Pedro Lucas é destaque no cinema internacional. O menino que fez um museu (The Boy who Made a Museum), documentário independente do jornalista Sérgio Utsch, gravado no Nordeste do Brasil, em 2016, foi premiado pela FPA (Foreign Press Association), a associação de correspondentes estrangeiros mais antiga do mundo, fundada em 1888.

O filme de Sérgio Utsch, que é mineiro e correspondente do SBT na Europa, foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas.

“O FPA Awards é chamado por aqui de Oscar do Jornalismo, mas nenhum título é tão valioso quanto os sorrisos e as referências que ouvimos sobre esse Brasil, valente e orgulhoso apresentado pelo Pedro Lucas”, escreveu Sérgio na sua página no Facebook.

 “O menino que fez um museu (…) é sobre sofrimento, preconceito, migração, mas, sobretudo, sobre a beleza do povo brasileiro. E o Pedro Lucas Feitosa, no alto dos seus 14 anos, nos conduz por esse universo com maestria.”

O documentário conta a história de Pedro Lucas Feitosa, garoto do Vale do Cariri Cearense, que se inspirou nas músicas de Luiz Gonzaga pra fundar um museu em homenagem ao cantor. É a história de um Brasil profundo, sofrido e bonito, que contada por Sérgio e colegas brasileiros e britânicos.

“Quando a gente mora longe, dá um orgulho danado quando alguém vem falar algo bacana sobre o Brasil”, escreveu Sérgio Utsch. “A história que a gente contou em alguns festivais por aí (Salve Mostra de Tiradentes, nosso início!) e em outros pelo mundo foi a de um menino do Vale do Cariri.”
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário