TV GRANDE RIO PRESTA HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DO VAQUEIRO

Gerações que seguem os passos de avós e bisavós com muita fé e coragem. Ele é símbolo do Nordeste e hoje todo o país comemora o dia dele: O vaqueiro. Há muitos anos eles fazem parte da nossa cultura, por isso desde a sua fundação a TV Grande Rio evidencia essa gente que representa antes de tudo, a coragem do povo sertanejo.

No GR1 de hoje, quinta-feira (29) um filme foi exibido para homenagear os vaqueiros. Com Direção de Luciano Peixinho e iniciativa da FUNDARP, 'Vida de Vaqueiro' traz o relato de quem tem na essência o orgulho de carregar este nome.

Os vaqueiros aboiadores Inácio e Jucelio participaram da entrevista com a jornalista e apresentadora Vanda Torres. O jornalista Ney Vital, membro do Conselho de Cultura do Parque Asa Branca, falou sobre a cultura, modernidade e os usos da tecnologia na vida os vaqueiros.

O Dia 29 de agosto é dedicado ao vaqueiro figura representativa da cultura brasileira, especialmente do sertão nordestino. Formado pela fusão de diversas raças, tem no gado, no cavalo e na música seus grandes companheiros, razões que o tornam um legítimo representante da cultura popular brasileira.

Aclamado por Euclides da Cunha, no clássico Os Sertões, o vaqueiro é, na sua forma forte de encarar as mazelas do sertão, os longos períodos de seca que culminam com as intensas movimentações de gado pelas regiões mais inóspitas da caatinga e do cerrado nordestino, a representação de um
povo lutador, que vive pela superação das dificuldades que o clima e o solo oferecem.

Aclamado pelos sertanejos, portanto, símbolo da garra, destemor, força e fé, de um povo, que tem nos seus aboios, a voz das alegrias e dores da lida com o gado e as preces de quem vive no campo.
Sua veste, símbolo do artesanato brasileiro, composta do terno, do chapéu e das sandálias feita do couro do veado capoeiro, é o retrato do homem do sertão, que enfrenta matas espinhosas à procura do gado perdido, muitas vezes única fonte de alimento do povo da região, que vive na terra castigada
pela seca.

Questões históricas justificam a escolha desta data para comemorar o Dia Nacional do Vaqueiro. No estado do Piauí, no dia 29 de agosto de 1944,foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, que já acontece há mais de 50 anos na cidade de União, município distante 59 km da capital
Teresina. È a maior festa de vaqueiros do Brasil, contando com a participação, sempre crescente de cerca de mil vaqueiros. 

Também na cidade de União, cidade natal do Patrono dos Vaqueiros do Brasil, o Vaqueiro José Serafim, no ano de 1984, foi fundada a primeira Associação de Vaqueiros do Brasil, representando um marco na luta dos vaqueiros por justas condições para o trabalhador pecuário, titular, como todos
os brasileiros, dos direitos trabalhistas assegurados pelas normas da Constituição Brasileira.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário