EXCLUSIVO: AUMENTA O NÚMERO DE FARMÁCIAS EM JUAZEIRO E PETROLINA

Uma mudança que chama atenção na cena comercial de Juazeiro e Petrolina é o aumento do número de farmácias nos últimos anos. Não é preciso andar muito
para se deparar com diversas farmácias. Não só tem uma em cada esquina, como há várias no mesmo quarteirão. Além da crescente preocupação da população com a saúde, há fatores econômicos e demográficos que ajudam a explicar o fenômeno.

“Estou com medo de sair de casa e, quando voltar, encontrar uma farmácia no lugar.” Essa 'brincadeira" foi compartilhada diversas vezes, nos últimos meses, nas redes sociais. Não por acaso. As palavras trazem, em sua ironia, uma realidade que vem surpreendendo os juazeirenses e petrolinenses: o rápido crescimento do mercado farmacêutico.

Basta circular pelas ruas e avenidas dos municípios para perceber o crescimento de farmácias instaladas. Parece haver um estabelecimento desse a cada esquina. A média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de uma para cada 10 mil.

"O sistema público de saúde não consegue atender toda a demanda, Petrolina e Juazeiro juntas possuem cerca de 550 mil habitantes, fora os municipios vizinhos que muitos vem comprar aqui".

Um farmaceutico ouvido pela reportagem e que pediu para não ser identificado avaliou que "o crescimento está diretamente ligado ao grande número de pessoas doentes, sem assistência médica, falta de saneamento e que não tem prevenção e procuram as farmácias. É a pura representaão da crise instalada na saúde".

A redação do Blog solicitou a Junta Comercial o número atualizado de farmácias que funcionam em Juazeiro e Petrolina.

Este crescimento do número de farmácias expõem um risco inerente à expansão do comércio. A maior facilidade de acesso aos remédios pode abrir caminho para o crescimento da automedicação. “Se o acesso à medicação aumenta, o risco da automedicação também aumenta”, adverte o médico José Mário Corassa. “O que é um perigo, já que a diferença entre o remédio e o veneno às vezes é só a dose.” 
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário