DIA ESTADUAL DO VAQUEIRO É CELEBRADO NESTA TERÇA (27)

Manoelzinho do Acordeon comanda roda de sanfona no Espaço UmbuzeiroA Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio do Centro Cultural Cais do Sertão, celebra o Dia Estadual do Vaqueiro, nesta terça-feira (27), às 15h, promovendo uma roda de sanfona. As atividades encerram a temporada do projeto Tengo Lengo Tengo, que levou mais de dez mil visitantes ao museu. 

Para celebrar o sucesso de público da exposição e a trajetória dos vaqueiros, o museu recebe o cantor, compositor e acordeonista Manoelzinho do Acordeon, natural de Bonito, município situado no Sertão pernambucano. O repertório privilegiará clássicos do forró, seresta, xote e composições autorais do artista. A apresentação acontece no Espaço Umbuzeiro, no vão livre do centro cultural.

"Nos enche de orgulho confirmar agora, ao final do projeto, que o público veio em peso ao Cais do Sertão e conferiu a narrativa de Serrita, do contexto de fé e resistência da Missa do Vaqueiro, imortalizada por Luiz Gonzaga e Padre João Câncio. A despedida da mostra, no dia em que celebramos os vaqueiros pernambucanos, torna ainda mais significativa este mergulho na vida do sertanejo, que é o cerne da Tengo Lengo Tengo", comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

A exposição Tengo Lengo Tengo foi pensada justamente para dar ao grande público uma dimensão da importância do trabalho desenvolvido por Luiz Gonzaga e pelo Padre João Câncio na missão de preservar a cultura e a tradição dos vaqueiros.

A mostra é dividida em três seções, começando com o espaço expográfico, que trabalha o encantamento com o Sertão Verde através das sensações; seguida do cenário "Quando o Sagrado vem do Chão", centrado na Missa de Serrita e na figura do vaqueiro, com sua armadura de couro, fé e tradição; e finalizada com a seção "A Música que Eleva as Raízes", onde o público pode conferir como a influência do Rei do Baião se espalhou pelo País através das suas músicas. 

O projeto Tengo Lengo Tengo é uma iniciativa do Cais do Sertão e Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e com apoio da Janela Gestão de Projetos.






Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário