Chuva em parte do Nordeste deu esperança aos agricultores

Em outras áreas do Nordeste, a chuva representa esperança pro campo. Mas a preocupação é que o volume pode acabar não sendo suficiente pras plantações, como mostra a repórter Beatriz Castro.

Os temporais que produziram inundação numa das regiões mais pobres do país também trazem uma boa notícia. É só chover e a natureza reage depressa. A caatinga cinzenta mudou de cor. É verde a perder de vista. 

O pasto voltou a crescer e a água da chuva encheu pequenos reservatórios. Num cenário assim, o agricultor não espera para plantar.

Mas não se engane com toda essa exuberância. É a seca verde que está de volta. Ela engana os olhos. Ilude os agricultores com uma falsa esperança.

“Pode ter chovido muito num curto espaço de tempo. Isso vai fazer com que a vegetação cresça ali naquele período, mas ela não continue crescendo porque você não teria mais esse aporte de chuvas nos próximos dias ou próximo mês”, explica Vinícius Gomes, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas.

Num mesmo município, chove num local e não chove no outro. Muitas vezes a chuva é concentrada em pouco tempo.

As mãos do Seu João estão calejadas. Ele trabalhou duro para preparar a terra. Mas se a chuva não continuar, o esforço terá sido em vão. “Perde o trabalho, perde tudo”, conta João Gomes da Silva, agricultor.

A seca verde também mudou a paisagem na Paraíba. A vegetação renasceu. Tem chovido no interior do Rio Grande do Norte, mas ainda não foi suficiente para recuperar as perdas nas lavouras. Em Alagoas, a dificuldade para buscar água continua. Na Bahia, o sertão também está verde, mas muitas plantações não vingaram.

Oitocentos e três municípios decretaram situação de emergência por causa da seca e da estiagem. São mais de 10 milhões de pessoas atingidas.

O milho que o Seu Luís plantou, em Passira, Pernambuco, está crescendo menos do que deveria porque a chuva diminuiu. A chuva não é suficiente para encher os principais reservatórios.

A barragem de Jucazinho é a maior do agreste de Pernambuco. Tem capacidade para armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água, mas um paredão gigante construído no leito do rio Capibaribe foi praticamente ignorado pelas chuvas. Ele armazena menos de 3% da capacidade. A barragem é responsável pelo abastecimento de 11 municípios e 240 mil pessoas.

No Ceará, o açude Castanhão, o maior do estado também preocupa. Está com menos de 5% da capacidade.

Mas essa gente não desanima. José plantou milho na esperança de colher fartura no São João.

Repórter: Você espera colher quantos sacos de milho aqui?

José Manoel Da Silva, agricultor: Cem sacos. A gente espera que seja maravilhoso.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário