“É o sinal que a chuva chega no sertão”

Observar a natureza ajuda a turma a compreender as diferenças entre o saber popular e o científico
"Será que chove?" Fazer essa pergunta para os pais dos alunos, quando eles deixavam os filhos na escola, era um hábito da professora Francisca Deusineide dos Santos Nasario, da Unidade de Ensino V Francelino Granjeiro, na zona rural de Pau dos Ferros, a 401 quilômetros de Natal. 

A questão não era meramente para jogar conversa fora. "Como a maioria é trabalhador do campo, sei que prestam muita atenção no tempo antes de tirar uma conclusão. Os palpites deles não são nada aleatórios", explica. Um dia, a docente ficou intrigada com a resposta dada por uma das mães. "Ela me disse: 'O que observarmos hoje vai servir para todo o mês de fevereiro'. Me peguei pensando o que ela queria dizer com isso", lembra. 

Para entender de onde vinha tal convicção, ela buscou informações. Descobriu que alguns agricultores tinham a crença de que era possível prever o tempo dos meses de janeiro a junho ao acompanhar o clima entre os dias 8 e 13 de dezembro. Nesse caso, se chovesse pouco no dia 9 - que foi quando aquela mãe foi questionada -, poderiam concluir que a quantidade de chuva em fevereiro também seria fraca.

 "Aqui no semiárido, falamos que há duas estações no ano: inverno e verão. A primeira é o período úmido, que vai de fevereiro a junho e, por vezes, cobre também janeiro. No segundo semestre, é a seca", explica Josemir Araújo Neves, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Sem conseguir estabelecer uma ligação entre o que acredita o povo e as características climáticas da região, Francisca decidiu envolver os alunos na busca por respostas.

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