MENSAGEM DE ANIVERSARIO PARA O AMIGO E IRMÃO PADRE ANTÔNIO DE JESUS MORENO PINTO

Professor Francisco José Pinto envia mensagem pela data de aniversário, 70 anos do Padre Antônio Moreno comemorado nesta sexta, 15 de de julho. Francisco é formado em Filosofia pela Faculdade de Ciência e Letras de Cajazeiras, Paraíba e bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza, Ceará. Mestre em Ciências do Matrimônio e da Família (Espanha).

Confira carta:

MENSAGEM DE ANIVERSARIO PARA O AMIGO E IRMÃO PE. ANTÔNIO DE JESUS MORENO PINTO

“Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, a escapar do terrível perigo de, envelhecendo virar vinagre “. Dom Helder Câmara

Hoje dia 15 de Julho é o seu aniversário e quero como sempre tenho feito lhe dirigir algumas palavras mesmo sabendo que as palavras são limitadas e em muitas situações da nossa existência impotentes. Sempre gosto de recordar a advertência de Santo Agostinho “as palavras são um parto de necessidade “. A linguagem é o instrumento que nos permite expressar os sentimentos sobre as pessoas mas de modo algum elas expressam tudo o que a pessoa é. Neste sentido, a melhor definição para o ser humano é mistério. 

Sim! Somos um mistério para nós mesmos. Não possuímos em nós mesmos a justificação da nossa existência. Vir a este mundo é uma atitude de generosidade e bondade da parte de Deus. Deus não joga dados. Cada pessoa é fruto de um pensamento amoroso da parte de Deus. Não somos fruto da acaso ou destino. Apesar do drama que a existência comporta a luz da nossa fé acreditamos que a nossa vida tem um sentido que transcende os limites da pura razão. Somente uma razão aberta ao mistério é capaz de voar em direção a verdade que é Deus.

Amigo eu creio que a verdade mais revolucionária de todos os tempos é somente uma: Deus é Amor! Deus nos ama e somos chamados a amar como Ele nos amou. É só isso que importa nesta vida: somos amados por Deus e assumidos de verdade como filhos de Deus. Não existe maior dignidade do que esta. Tudo o mais: ser padre, bispo, papa se torna insignificante. Para Deus somos filhos e não funcionários de uma empresa. Para Deus o ser tem a primazia. O capitalismo conseguiu envenenar as pessoas de que somos o que temos ou os cargos que ocupamos. Que triste ilusão do demônio! 

O capitalismo penetrou nas veias da própria Igreja. Mas devemos crer na Igreja apesar de homens tiranos e perversos que a governam. O amor e a verdade estão condenados a vencer sempre. Só o amor constrói e dá sentido a nossa existência. O inferno é a ausência de amor. Quem não amam frustra a sua existência. Como muito bem nos recorda a carta encíclica redemptor hominis:

“O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se o não experimenta e se o não torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente “.

Deus é Amor. Dentre as mais sublimes formas de amor ocupa um lugar privilegiado a amizade. Me arrisco a dizer que a amizade é a forma suprema de amar porque inclusive o matrimonio e as relações familiares de modo geral podem fracassar se não existir amizade. A vida seria muito triste sem um amigo. Encontrar um amigo é como encontrar um grande tesouro.

 Os amigos embora, raros são como diz uma canção um pedaço do céu. Na minha vida quando o vento agitou as ondas do mar abaixo de Deus só restou você. Quando mudam as circunstancias é que se ver de verdade quem são os verdadeiros amigos. Agora estás exilado no lugar que deveria ser a sua família: a igreja. Não tenha medo! A solidão e o ostracismo que te condenaram injustamente e de maneira covarde quando povoadas pela presença de Cristo e uma consciência tranquila se torna escola de aprendizado e crescimento interior.

Querido amigo não tenha medo! Você participa do destino dos profetas. Todo profeta é perseguido, caluniado, difamado e considerado maldito. O destino de todo profeta é a solidão. A única certeza é contar com a graça de Deus. Como distinguir um verdadeiro profeta de um falso profeta? Os falsos sempre falavam e falam para agradar o rei. Os verdadeiros dizem que o rei está errado quando está errado. Os verdadeiros profetas são fieis a Deus. Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. O grande Sócrates antes de Cristo já advertia: Mas vale sofrer uma injustiça do que cometê-la. Quando a praticamos revelamos o quanto nosso ser se encontra desfigurado.

Fostes golpeado com a pedra mais dura com a qual se pode golpear uma pessoa: a língua. No entanto, segues produzindo frutos de bondade e gratuidade. Se cortaram a árvore verde imagina o que não podem fazer com as árvores secas. Creio que o diabo se encarna em pessoas e estruturas. Infelizmente os homens religiosos sabem como fazer o mal e no final das contas ainda são canonizados. No entanto, somente uma coisa devemos temer: o juízo de Deus. Quem nos julga é o Senhor. Todo juízo humano é sempre superficial e limitado. Deus é o único e supremo juiz.

Sempre tive inveja do senhor pelo fato de não saber guardar ódio nem rancor contra ninguém. Isso é graça de Deus. Me faz lembrar outra vez mais o grande Dom Helder Câmara: Há criaturas como a cana: mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura. Na realidade não deveria caber ódio no coração de um cristão. Nunca vi em todo tempo que lhe conheço o senhor tramar o mal contra ninguém. Tens muitas vezes a dureza de uma pedra mas simultaneamente o coração de uma criança. Se o senhor fosse doente de vaidade era pra ser uma das pessoas em Petrolina das mais vaidosas pela inteligência e pela vasta formação que conquistou. Deus lhe protegeu do estrelismo. 

De fato, o senhor é uma pessoa simples, humilde, honesta, integra e sincera. Outro dia estava lendo sobre o significado da palavra sinceridade e descobri que sinceridade significa o mel puro sem cera. Perfeito somente Deus mais você é uma das pessoas mais transparentes que já conheci. Tenho medo das pessoas santas. A santidade supõe uma humanidade bem educada e trabalhada. Não existe santidade sem valores humanos fundamentais.

Nesta vida estamos todos em processo de gestação. O nosso eu verdadeiro ainda estar por nascer. Somos seres incompletos e sempre protestamos contra a nossa realidade efêmera e limitada. Não queremos viver muitos anos mas para sempre. Deus colocou em nós o desejo de plenitude e eternidade. Todo homem é uma saudade de Deus. Nunca estaremos satisfeitos neste mundo. Somos todos exilados neste mundo. A nossa pátria verdadeira é o céu. Maldito o homem que coloca sua esperança no dinheiro e no poder.  

Obrigado pela sua lealdade e amizade e sobretudo por saber promover as pessoas que estão a sua volta. A sua vida é um dom de Deus. Deus já trabalhou e continuará a trabalhar por meio da sua vida para ajudar a enxugar as lagrimas das pessoas. Deus sabe da sua história e dos teus sofrimentos. Obrigado por ser meu amigo. Se cometi algum exagero nesta singela mensagem reza pelo autor é sinal de que precisa amadurecer e se abrir mais a graça de Deus.

Parabéns pelo seu aniversário!

Nunca vou poder pagar o que fez por mim.

Seu amigo,

Professor Francisco José Pinto

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário