AGRICULTORES DO SERTÃO E MOXOTÓ SÃO BENEFICIADOS COM ECOTECNOLOGIAS

O projeto "Direito à segurança alimentar e nutricional para agricultores familiares idosos do Sertão do Moxotó", surgiu por meio de uma parceria entre o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), iniciado em janeiro de 2022, que ajuda diretamente no direito ao envelhecimento ativo e o protagonismo de agricultores familiares idosos da área do Sertão do Moxotó, especificamente nos municípios de Ibimirim, Inajá, Betânia e Manari, em Pernambuco. 

O projeto conta com 80 participantes agricultores idosos/as, que são beneficiados com ecotecnologias, pensadas especificamente para cada um e suas necessidades. 

De acordo com Aline de Melo Correia, diretora do Serta, desde antes o Serta já desenvolve ações com idosos na microrregião, atendendo, junto com o Programa Uma Terra e Duas águas e o Programa Um Milhão de Cisternas, assessorando com técnicas e implementação de tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos para o consumo humano, além do projeto Semiárido Sustentável em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que busca promover soberania e segurança alimentar, nutricional e hídrica das famílias, além de gerar renda. 

“Esse público já vinha sendo atendido pelos projetos desenvolvidos pelo Serta, porém as ações não estavam especificamente voltados à política da pessoa idosa, e a região apresentava e apresenta a necessidade de termos projetos voltados à atender esses sujeitos. Foi essa necessidade que despertou o desejo do Serta de potencializar o trabalho que já vinha e vem sendo desenvolvido junto a esse público tão importante.”, diz Aline.

As ecotecnologias que estão sendo implantadas são o Sistema de Tratamento e Reuso de Água Domiciliar, Sistema de Cisterna com Microaspersão, Sistema de Cisterna com Sistema de Irrigação por Gotejo, Sistema Agroflorestal, Galinheiro e Horta Vertical, Fogão Ecológico E Horta Vertical e Aquaponia. Elas servem para gerar renda, autonomia e segurança para os idosos participantes do projeto. 

Para o agricultor participar do projeto, foi preciso uma parceria com a Secretária de Ação Social, o Conselho do Idoso dos municípios participantes, representantes e líderes locais. Nas reuniões de mobilização e seleção dos idosos, a equipe passa a visitar as famílias, identificar o perfil dos participantes e realizar o cadastro e diagnóstico. Em suma, os participantes devem ter idade igual ou superior a 60 anos, residentes da zona rural. Além disso, o projeto é voltado tanto para mulheres quanto para homens, tendo como princípio na seleção do público a paridade de gênero (50% mulheres idosas, 50% homens idosos). 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário