CETEP: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS SÃO RELATADAS POR FUTUROS TÉCNICOS EM AGROECOLOGIA

Alunos da turma do Curso Técnico em Agroecologia relataram suas vivências e experiências adquiridas durante o decorrer do aprendizado, entre aulas práticas e teóricas. O relato foi feito a partir da perspectiva dos estudantes que vão concluir o curso este ano.

Os alunos destacaram que fazer parte dessa turma completamente voltado para a produção ecológica, modelo que valoriza a agricultura familiar utilizando conhecimentos tradicionais, técnicas menos impactantes ao meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, apresentando novos paradigmas de sustentabilidade, permitiu-nos ser, alem de profissionais em Agroecologia, profissionais efetivamente multiplicadores.

O diálogo das vivências e experiências foi provocado na disciplina Agroecologia e Permacultura, sob orientação da professora,  engenheira Agrônoma, especialista em segurança do Trabalho, Janine Souza da Cruz.

Os Três alunos do Técnico em Agroecologia do CETEP-SSF, Juazeiro, Bahia-(Centro Territorial de Ensino Profissional do Sertão do São Francisco), Antiga Escola Agrotécnica, estão no processo de estágio supervisiononado para conclusão de curso 2022. Os alunos são Anne Louise, Josielson Araujo e Valdiney Vital Guedes (Ney Vital)

No início do curso foram matriculados 35 alunos, mas apenas 03 chegaram ao estágio final e conclusão do curso. O estágio tem como objetivo aproximar o acadêmico ao meio profissional, através da conciliação da teoria com a prática. 

Os locais de estágio abrangem o Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, IRPAA-Instituto Regional da  Pequena Agropecuária Apropriada e o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco.

A professora, Engenheira Agrônoma, Janine Cruz, especialista em segurança do trabalho, madrinha da turma, avalia que a agroecologia vai ganhar três valiosos colaboradores. "Durante o curso percebemos o quanto eles, estes três alunos venceram os desafios e compreenderam que a Educação Ambiental Transformadora é uma práxis social que potencialmente pode contribuir na construção de uma sociedade justa e solidária".

FUTUROS TÉCNICOS EM AGROECOLOGIA:  Anne Louise, Pernambucana, 35 anos, natural de Belém do São Francisco. Anne sempre foi dedicada aos estudos e envolvida com a natureza.

"Minha família maior parte são agricultores e isso sempre me fascinou. Seguindo essa linha, resolvi cursar Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, em Serra Talhada. o curso é onde eu me encontro. Com os contra tempos da vida, tive que adiar a finalização, mas, enquanto isso, resolvir fazer o Curso Técnico em  Agroecologia CETEP em Juazeiro-Ba. Sinto muito realizada. Meu estágio é no Espaço Plural da Univasf".

Josielson Araújo dos Santos tem 30 Anos, natural da cidade de Juazeiro, Bahia. Cerca de 25 anos da sua infância e juventude viveu no Distrito de Pinhões mas especificamente na fazenda Serra dos Badecas.

Na zona rural concluiu o ensino médio no ano de 2009. Josielson é Filho de produtores rurais e apaixonado por extensão rural e por já ter atuado na área embarcou no Curso de Agroecologia.

Josielson se orgulha da "Pespectiva de conclusão do curso e realiza seu estágio no Programa de Extensão Rural Ater Agroecológia da instituição IRPAA na sua comunidade de origem onde o mesmo é beneficiário do programa.

"Tenho a expectativa após a conclusão do curso oferecido pelo CETEP poder fazer o resgate histórico das comunidades rurais como também ajudar no melhoramento de suas propriedades seguindo e respeitando o histórico de  cada um. Sinto-Me sinto realizado e feliz e agradecido a Deus pelas conquistas, na certeza que chegamos ao nosso êxito diante desses tempos difíceis que passamos", senteciou Josielson.

Ney Vital, 53 anos é jornalista profissional, membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Entrou no curso de Técnico em Agroecologia buscando compreender o processo teórico do meio ambiente, que sempre o encantou e assim ter alicerce para buscar novos projetos na área de jornalismo ambiental e as possibilidades de realizar mestrado e doutorado na área de jornalismo e agroecologia. 

Ney Vital apresenta e idealizador do Programa Nas Asas da Asa Branca, Viva Luiz Gonzaga e seus Amigos, transmitido pela Rádio Cidade FM 95.7 e Cidade AM 870, onde destaca o cancioneiro vida e obra de Luiz Gonzaga e jornalismo voltado para a ecologia e meio ambiente. É atualmente jornalista da REDEGN empresa de comunicação.

PARCEIROS ESTÁGIOS: O IRPAA é uma Organização Não Governamental sediada em Juazeiro, na Bahia. A Convivência com o Semiárido é a sua maior e mais importante meta. Soluções eficazes, que respeitam as características do povo e das terras desta região, são as alternativas que o instituto oferece através de seus diversos projetos. O Centro de Treinamento do Irpaa fica situado na localidade de Tourão, a 15 KM de Juazeiro. 

O site do IRPAA propõe que agroecologia se caracteriza pela produção de alimentos em harmonia com o ambiente natural, conservando a biodiversidade, diferentemente do modo mais comum de agricultura utilizada pelo agronegócio, que destrói o meio ambiente.

CESOL: O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) é projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE), através da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da  Bahia (ADESBA).

UNIVASF: O Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco é sede dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), bem como de diversos programas e projetos de extensão, como o   Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), a Revista Extramuros, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), o Sertão Agroecológico, o Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento e Ruth de Souza  (Neafrar), o Sisteminha Embrapa: Sistema Integrado para Produção de Alimento, o Núcleo de Produção Orgânica e a Horta comunitária.

O Espaço Plural é também o berço do Campus Juazeiro, pois sediou as atividades acadêmicas dos cursos de Engenharia, no período de 2004 a 2008.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário